Opinião resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
8 - TEXTO INFORMATIVO - OPINIÃO – RESENHA – CAPA
Comunicação e Expressão – Profª Denise Duarte

Texto de informação

Vamos começar nossa prática observando um gênero de linguagem: o texto de informação. A informação é uma qualidade presente em todo texto, por ora, ela nos serve como um primeiro divisor de águas. Podemos dizer simplesmente que o texto de informação é aquele que tem comoobjetivo primeiro informar o leitor.

Texto 1
Tem quadra e raquete, mas não é tênis. Tem rede e set de 15 pontos, mas não é vôlei. Tem peteca, mas não é tamboréu. É badminton, um divertido jogo que, apesar de ainda pouco difundido no Brasil, é praticado por milhares de pessoas em mais de 100 países, principalmente na Inglaterra, Dinamarca e nos países asiáticos. E mais: aprovado peloCOI (Comitê Olímpico Internacional), o badminton será disputado oficialmente nos próximos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, com premiação em quatro categorias.
A história conta que, por volta de 1870, oficiais da Marinha britânica descobriram, na Índia, um jogo chamado poona. Levado para a Inglaterra — mais especificamente para a cidade de Badminton, o jogo ganhou adeptos, regras e onome que o acompanha até hoje. No Brasil, o badminton vem ganhando destaque desde 1984, com a criação da Associação Paulista de Badminton, filiada à IBP (International Badminton Federation), entidade internacional que existe desde 1934.
O badminton é disputado em uma quadra de 13,4m de comprimento por 6,1m de largura, dividida por uma rede de 76 cm fixada a uma altura de 1,55m. Usa como umalevíssima peteca, agilmente golpeada no jogo por raquetes, mais leves e mais longas que as usadas no tênis — devem medir entre 64 e 67 cm e pesar de 90 a 140g. A peteca tem 8,8 cm de comprimento e pesa entre 4,73 e 5,5 g. A melhor é feita com penas de ganso, mas é cara — custa cerca de 1 dólar — e dura muito pouco — em média, um set. A peteca de nylon é a opção mais barata e durável. O uniforme dosjogadores de badminton é predominantemente branco (70%), no melhor estilo tenista. No Brasil, a regra ainda não é obrigatória, mas deve se tornar oficial no próximo ano.
Também como no tênis, o badminton pode ter partidas individuais ou de duplas. O objetivo do jogo é devolver a peteca para o lado adversário, tentando fazer com que ela caia no chão, dentro dos limites da quadra.
Sônia deCastilho, Badminton
Obs.: Brasil - medalha de ouro no Pan-americano de 2007


Texto de Opinião

O texto de opinião também transmite informações ao leitor ─ mas as informações transmitidas nele estão a serviço da opinião ─ podem mesmo servir de provas, em defesa da opinião defendida.
A defesa de uma opinião ─ e todos nós sabemos disso a partir do simples do fato de que falar éestabelecer um ponto de vista sobre o mundo ─ pressupõe argumentos ou provas. Podemos resumir essa questão com um slogan: Afirme e sustente!


Texto 2
Sempre me intrigou o fato de que os melhores alunos terminam não repetindo o sucesso escolar vida afora e, ao mesmo tempo, que as pessoas de grande êxito em suas atividades foram, frequentemente, maus alunos, ou pelo menos nada brilhantes. Nãosão inquietações que me surgiram agora, mas já na época de estudante.
Nessa mesma época, de estudante secundário, comecei a sentir um profundo incômodo com a vida estudantil. Quando criança, tinha muito prazer em ir ao colégio, em aprender aquelas coisas novas todo dia, em resolver mistérios. A educação é o mecanismo de inserção mais poderoso que há: com ela, penetramos no mundo e nossentimos participantes da nossa realidade. A grande parede de ignorância que nos barra da compreensão do universo vai aos poucos sendo derrubada.
Mas, em um certo momento, lá pelo fim do primeiro grau, o encantamento se quebrou. Não sei se eu é que perdi a ingenuidade, ou se foi a escola que mudou, mas ficou tudo esquemático, mecânico e completamente broxante. A relação com o professor, que antes...
tracking img