Operadores logísticos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas – DCET
Engenharia de Produção e Sistemas
Disciplina: Logística (CET 604) / Docente: José Carlos Lázaro da Silva Filho
Discentes: Daniel Sampaio Mercês Passos; Eron Passos Andrade; Laís Corrêa Silva.

OPERADORES LOGÍSTICOS

INTRODUÇÃO
O mercado de empresas prestadoras de serviços logísticosvem crescendo muito rapidamente em todo o mundo. Cerca de 60% das empresas pesquisadas pela revista americana Fortune terceirizam pelo menos uma das atividades de logística. No Brasil o potencial parece ser bastante elevado, de acordo com o Banco Mundial 10% do PIB, no país, são gastos com transporte, sendo assim muitas empresas migraram para o Brasil numa tentativa de ganhar parte deste mercadoem ascensão.
Neste cenário, observa-se um crescimento da indústria de operadores logísticos, seguindo a tendência das empresas de terceirizarem as atividades logísticas. O crescimento deste tipo de negócio proporciona às contratantes uma maior oferta de atividades e atualmente é possível contratar terceiros para desde a atividade de transporte até operadores para todo o processo logístico.Devido ao aumento da importância do setor, uma maior preocupação tem sido dada ao conhecimento destas atividades e assim, um número cada vez maior de pesquisadores têm realizados estudos na área, estes englobam os passos necessários à terceirização dessas atividades, às situações em que se deve terceirizar e o que se pode esperar dela.

CONCEITOS DE OPERADORES LOGÍSTICOS
Muitasdenominações para provedores de serviços logísticos podem ser encontradas na literatura internacional as mais comuns são: Operadores Logísticos (logistics operators); Provedores de Serviços Logísticos – PSLs (third-party logistics providers); Provedores de Logística Integrada (integrated logistics providers); Empresas de Logística Contratada (contract logistics companies.
Estas empresas desenvolvem umgrande número de atividades, Lieb apud Figueiredo (2006) identificou as 13 principais: gerenciamento de armazém; consolidação de carga; sistemas de informação; operação ou gerenciamento de frota; negociação de frete; seleção de transportadora; emissão de pedido; importação/exportação; retorno de produtos; processamento de pedido; montagem ou instalação de produtos; desconsolidação de produtos paraclientes; reposição de estoque.
As definições dessas empresas são as mais variadas. Berglund apud Figueiredo (2006), associa a expressão PSLs à “empresa que oferece, através de contrato, no mínimo, os serviços de gerenciamento e operação de transporte e armazenagem”. Já para Lieb apud Figueiredo (2006), a expressão PSLs “se aplica tanto a empresas que prestam todos os serviços ligados aoprocesso logístico, quanto às que fornecem uma atividade específica desse processo”.
No Brasil um estudo realizado conjuntamente entre a Associação Brasileira de Logística, Fundação Getúlio Vargas e Associação Brasileira de Movimentação e Logística citado por Figueiredo (2006) define operador logístico como “fornecedor de serviços logísticos, especializado em gerenciar e executar todas ou partedas atividades logísticas nas várias fases da cadeia de abastecimento dos seus clientes(...) e que tenha competência para, no mínimo, prestar simultaneamente serviços nas três atividades básicas de controle de estoque, armazenagem e gestão de transportes, os demais serviços que porventura sejam oferecidos, funcionam como diferenciais de cada operador”.

SEGMENTAÇÃO DOS OPERADORES LOGÍSTICOSSink apud Figueiredo (2006) dividiu os operadores logísticos em cinco dimensões básicas que são: tipos de serviços oferecidos; escopo geográfico de atuação; tipo de indústria que atendem; características dos ativos e; atividade de origem.
Sob o ponto de vista dos tipos de serviços prestados os operadores podem ser ainda classificados em especialistas operacionais e os integradores. O...
tracking img