Operadores booleanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Operadores booleanos


George Boole foi um matemático inglês criador da Teoria dos Conjuntos, precursor da lógica moderna. Os operadores booleanos usam como base a Teoria dos Conjuntos, integrando ou excluindo assuntos para filtração da pesquisa.
O objetivo dos operadores booleanos é facilitar busca e alcançar uma pesquisa avançada e complexa, restringindo e ampliando-a. Sãousadas expressões simples, monossilábicas como: AND, NOT, OR no inglês. Mas nem sempre aparecem em seu formato original e de acordo com o buscador as expressões variam entre inglês, português e sinais gráficos. Para saber qual tipo de expressão deve ser utilizado, basta consultar a página de ajuda do sistema de busca.
As expressões são: português E, NÃO, OU; inglês AND, NOT, OR; sinais gráficos+ &, -, | !
As combinações entre os termos e expressões restringem, ampliam, restringem e diversificam a pesquisa:
AND – (casa AND verde) contém ambos os termos na mesma página.
OR – (casa OR verde) contém um termo apenas, outro apenas ou ambos na mesma página.
NOT – (casa NOT verde) exclui a palavra antecedida pela expressão. Apresenta páginas que contêm o termo “casa”entre diversos assuntos, exceto páginas que apresentem o termo “verde”.
As expressões AND e OR tornam o conteúdo buscado mais abrangente, já a expressão NOT o torna menos.
Existe a possibilidade de trabalharmos com fórmulas associadas aos operadores booleanos, exemplo:
(casa OR verde) AND telhado – Irão ser apresentadas páginas que contêm o termo “casa” e “telhado” na mesma página, “verde”e “telhado” e as três expressões “casa”, “verde” e “telhado”.
(casa AND verde AND jardim) NOT telhado – Irão ser apresentadas páginas que contêm os três termos “casa”, “verde”, “jardim” exceto as que apresentam “telhado”.
As fórmulas podem ser variadas e manejadas ao dispor do assunto pesquisado. Criados para filtrar e simplificar a busca, os operadores booleanos ajudam a encontrardiretamente o assunto buscado, sem a necessidade de passar por muitos sites entre várias páginas do sistema de busca.
FONTES: Divisão de Bibliotecas e Doc Puc-Rio, Mônica Oliveira, 2009 – http://www.dbd.puc-rio.br/wordpress/?p=116
Quatro Cantos. Com, Gevilácio Aguiar Coelho de Moura, 2001 – http://www.quatrocantos.com/tec_web/sist_busca/16BOOL.HTMConselho Federal de Psicologia


O Conselho Federal de Psicologia é uma autarquia que regula, orienta e fiscaliza o exercício profissional do psicólogo. Sua sede é no Distrito Federal e sua jurisdição é em todo território nacional.
Na sua composição tem 9 membros efetivos e 9 membros suplentes, eleitos naAssembléia dos Delegados Regionais. Reúne-se uma vez por mês para deliberar sobre assuntos de interesse da Psicologia. As eleições são realizadas 30 dias antes do término do mandato que dura 3 anos, com possibilidade de 1 reeleição.
A Assembléia é responsável pela destituição de qualquer membro do CF que desrespeite o Código de Ética da Profissão.
O Plenário é um órgão deliberativo formadopelo conjunto de seus conselheiros e aprova plano de ação da gestão, realização de inquéritos sobre o funcionamento dos Conselhos Regionais de Psicologia, proposta de criação e extensão de cargos do CFP e criação de Grupos de Trabalho. São discutidos temas como: saúde, gênero, educação, projetos de lei de interesse da Psicologia, condições de trabalho, criança e adolescente, medicalização da vida,emergências e desastres, populações tradicionais e povos indígenas, articulações com a Psicologia de outros países, diversidade sexual, história da Psicologia, entre outros.
Cabe ao Plenário o julgamento de processos éticos. Tais processos ocorrem em sessões restritas onde participam conselheiros e as partes. É feita uma análise e verificação da decisão do Regional diante da situação e o...
tracking img