Operadores booleanos

Páginas: 6 (1455 palavras) Publicado: 11 de abril de 2013
Operadores booleanos


George Boole foi um matemático inglês criador da Teoria dos Conjuntos, precursor da lógica moderna. Os operadores booleanos usam como base a Teoria dos Conjuntos, integrando ou excluindo assuntos para filtração da pesquisa.
O objetivo dos operadores booleanos é facilitar busca e alcançar uma pesquisa avançada e complexa, restringindo e ampliando-a. Sãousadas expressões simples, monossilábicas como: AND, NOT, OR no inglês. Mas nem sempre aparecem em seu formato original e de acordo com o buscador as expressões variam entre inglês, português e sinais gráficos. Para saber qual tipo de expressão deve ser utilizado, basta consultar a página de ajuda do sistema de busca.
As expressões são: português E, NÃO, OU; inglês AND, NOT, OR; sinais gráficos+ &, -, | !
As combinações entre os termos e expressões restringem, ampliam, restringem e diversificam a pesquisa:
AND – (casa AND verde) contém ambos os termos na mesma página.
OR – (casa OR verde) contém um termo apenas, outro apenas ou ambos na mesma página.
NOT – (casa NOT verde) exclui a palavra antecedida pela expressão. Apresenta páginas que contêm o termo “casa”entre diversos assuntos, exceto páginas que apresentem o termo “verde”.
As expressões AND e OR tornam o conteúdo buscado mais abrangente, já a expressão NOT o torna menos.
Existe a possibilidade de trabalharmos com fórmulas associadas aos operadores booleanos, exemplo:
(casa OR verde) AND telhado – Irão ser apresentadas páginas que contêm o termo “casa” e “telhado” na mesma página, “verde”e “telhado” e as três expressões “casa”, “verde” e “telhado”.
(casa AND verde AND jardim) NOT telhado – Irão ser apresentadas páginas que contêm os três termos “casa”, “verde”, “jardim” exceto as que apresentam “telhado”.
As fórmulas podem ser variadas e manejadas ao dispor do assunto pesquisado. Criados para filtrar e simplificar a busca, os operadores booleanos ajudam a encontrardiretamente o assunto buscado, sem a necessidade de passar por muitos sites entre várias páginas do sistema de busca.
FONTES: Divisão de Bibliotecas e Doc Puc-Rio, Mônica Oliveira, 2009 – http://www.dbd.puc-rio.br/wordpress/?p=116
Quatro Cantos. Com, Gevilácio Aguiar Coelho de Moura, 2001 – http://www.quatrocantos.com/tec_web/sist_busca/16BOOL.HTMConselho Federal de Psicologia


O Conselho Federal de Psicologia é uma autarquia que regula, orienta e fiscaliza o exercício profissional do psicólogo. Sua sede é no Distrito Federal e sua jurisdição é em todo território nacional.
Na sua composição tem 9 membros efetivos e 9 membros suplentes, eleitos naAssembléia dos Delegados Regionais. Reúne-se uma vez por mês para deliberar sobre assuntos de interesse da Psicologia. As eleições são realizadas 30 dias antes do término do mandato que dura 3 anos, com possibilidade de 1 reeleição.
A Assembléia é responsável pela destituição de qualquer membro do CF que desrespeite o Código de Ética da Profissão.
O Plenário é um órgão deliberativo formadopelo conjunto de seus conselheiros e aprova plano de ação da gestão, realização de inquéritos sobre o funcionamento dos Conselhos Regionais de Psicologia, proposta de criação e extensão de cargos do CFP e criação de Grupos de Trabalho. São discutidos temas como: saúde, gênero, educação, projetos de lei de interesse da Psicologia, condições de trabalho, criança e adolescente, medicalização da vida,emergências e desastres, populações tradicionais e povos indígenas, articulações com a Psicologia de outros países, diversidade sexual, história da Psicologia, entre outros.
Cabe ao Plenário o julgamento de processos éticos. Tais processos ocorrem em sessões restritas onde participam conselheiros e as partes. É feita uma análise e verificação da decisão do Regional diante da situação e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Operadores Booleanos
  • Operadores Booleanos/ CFP/ CRP
  • Booleanos
  • UTILIZANDO A INTERNET COMO FERRAMENTA PARA PESQUISAS EM PSICOLOGIA Com auxílio dos Operadores Booleanos, CFP E CRP-SP
  • operador
  • operador
  • operador
  • Operadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!