Operadores argumentativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
1 OPERADORES ARGUMENTATIVOS 2
1.1 O que são operadores argumentativos 2
1.2 Tipos de operadores argumentativos 3
1.2.1 Adição 3
1.2.2 Oposição 3
1.2.3 Conclusão 4
1.2.4 Exclusão 4
1.2.5 Inclusão 4
1.2.6 Alternativos 4
1.2.7 Comparação 5
1.2.8 Justificativa 5
1.2.9 Finalidade 5
1.2.10 Causa e consequência 5
1.2.11 Condição 6
1.2.12 Tempo 6
1.2.13 Proporção 6
1.2.14Conformidade 6







1 OPERADORES ARGUMENTATIVOS
Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso; eles assumem diferentes funções, conforme o enunciado onde são utilizados. Defina, com suas próprias palavras, o que são os “operadores argumentativos” e ilustre seus diferentes usos com exemplos.

1.1 O que são operadores argumentativos

Os operadores argumentativospodem indicar uma mudança no discurso e apresentar uma relevância entre duas ou mais partes do texto. Como o próprio nome diz, eles mostram uma força argumentativa de um enunciado. Podem auxiliar a afirmar e justificar uma afirmação ou negação. Com os operadores também é possível estabelecer uma comparação ou apresentar argumentos opostos, dentre outras possibilidades.
Ao falar em operadoresargumentativos, podemos fazer uma divisão entre escala e classe argumentativas. A classe é entendida pelos argumentos diferentes, mas que reforçam uma ideia e direcionam para uma conclusão. Em alguns casos, esses argumentos, embora levem para uma ideia central, podem ter forças diferentes. Essa gradação é o que chamamos de escala argumentativa.
Exemplificando:
Conclusão: é interessante fazer umagraduação à distância.
Argumentos:
a) é possível estudar em horários diferenciados;
b) permite contato com alunos de todo o mundo;
c) o aluno não tem que enfrentar trânsito para chegar à universidade.
Podemos observar que todos os argumentos reforçam a ideia de que é interessante fazer uma graduação à distância. A frase pode ser formulada da seguinte forma:
“É interessante fazer uma graduação àdistância, pois* é possível estudar em horários diferenciados, permite contato com alunos de todo o mundo e* o aluno não te que enfrentar trânsito para chegar à universidade.”
*Operadores argumentativos: “Pois” (introduz uma conclusão). “E”(soma argumentos).
Caso um dos argumentos seja mais forte que os outros podemos utilizar outros operadores para reforçar essa ideia. No exemplo citado, vamossupor que o item “a” seja o mais importante. Desta forma, a frase pode ser elaborada assim:
“É interessante fazer uma graduação à distância, já que* o aluno não tem que enfrentar trânsito, permite contato com alunos de todo o mundo e, inclusive*, é possível estudar em horários diferenciados”.
*Operadores argumentativos: “já que” (introduz uma justificativa). “Inclusive” (assinala o argumento maisforte).

1.2 Tipos de operadores argumentativos

Abaixo, apresentaremos os principais tipos de operadores argumentativos.

1.2.1 Adição

Apresenta argumentos a favor de uma mesma conclusão: e, também, ainda, nem (= e não), não só... mas também, tanto... como, além de..., além disso..., a par de..., dentre outros.
Exemplo:
Além de estudar para a prova de Língua Portuguesa, estudei paraa de Espanhol.

1.2.2 Oposição
Contrapõe argumentos para uma posição contrária: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, embora, ainda que, posto que, apesar de (que), entretanto, no entanto, muito embora, apesar de, não obstante, ao contrário, conquanto, a despeito de, pelo contrário, em contraste com, exceto, menos, mesmo que, dentre outros.

Exemplo:
Estudei o dia todo, porém nãoconsegui terminar todos os trabalhos.

1.2.3 Conclusão

Introduzem uma conclusão relativa a argumentos apresentados em enunciados anteriores: portanto, logo, por conseguinte, em decorrência, consequentemente, então, assim, logo, por isso, pois (posposto ao verbo), de modo que, em vista disso, dentre outros.
Exemplo:
Estudei o dia todo, por isso fui bem na prova.


1.2.4 Exclusão

Indicam...
tracking img