Operadores argumentativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Operadores argumentativos
São elementos da língua existente na estrutura gramatical do enunciado com a função de indicadores da argumentação nas frases, levando o leitor a determinadasconclusões.
È na leitura que os operadores argumentativos são percebidos como marcas linguísticas que ajudam a construir o sentido pelo leitor.
Podem ser divididos em duas reações básicas:ESCALA ARGUMENTATIVA e CLASSE ARGUMENTATIVA
1-Escala Argumentativa: Classifica os enunciados de acordo com sua força no discurso.
1a- Ascendente: (orientada do argumento mais fraco para o mais forte).Ex: Os vereadores compareceram ao evento, o Prefeito compareceu ao evento. Até mesmo o Governador compareceu ao evento.
ESCALA ARGUMENTATIVA NEGATIVA
1b_ Descendente (o argumento mais forteintroduz por nem mesmo). Ex: O Capitão não saiu do quartel, o Tenente não saiu do quartel, nem mesmo o Sargento saiu do quartel.
Também são usados os operadores: inclusive, até mesmo, ao menos, nomínimo, etc. Ex: Ela era ambiciosa. Desejava ser no mínimo Miss Brasil .
O operador “quase” aponta para afirmação da totalidade assim como muitos , a maioria , apenas e seus equivalentes : só, somente, aponta para a negação da totalidade e encadeia se com poucos e a minoria. Ex: Ele perdeu a eleição. Ficou com a minoria dos votos .
CLASSE ARGUMENTATIVA : Classifica os enunciados de acordo coma sua força no discurso dependendo do contexto eles assumem caráter coesivo garantindo assim a progressão textual por diversas tonalidades de sentido.
- Adição (acrescenta ): além disso ainda mais,também, e. Ex: Eu preciso estudar ainda mais para conseguir boas notas .
- Certeza (por cento, certamente, sem duvida) Ex: mesmo que tente distorcer a verdade certamente chegará o momento em queela será provada.
- Conclusão (enfim, portando, assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois)
Ex: Eu duvido, logo penso, logo existo.
-Conclusão contrária: mas (porém ,contudo, todavia, no...
tracking img