Operadores argumentativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Operadores Argumentativos
Podemos dizer que operador argumentativo é um morfema que auxilia a transformar as potencialidades argumentativas de um enunciado. São elementos da língua que indicam aforça argumentativa dos enunciados, ou seja, a direção que queremos tomar ao dizer alguma coisa.
São importantes tanto para a leitura como para produção de textos. No caso dos textos, funcionam como um“gancho” que mantém a continuidade do texto.
E na leitura são percebidos como marcas lingüísticas que apresentam pistas para a construção do sentido pelo leitor, desvelando a força argumentativa dosenunciados e a direção para a qual apontam. Dependendo do contexto, podem assumir caráter coesivo que garante a progressão textual, por meio de diversas tonalidades de sentido.
Na coesão textual podemter funções de adição, certeza, conclusão, condição, comparação, conformidade, dúvida, esclarecimento, explicação, finalidade, prioridade ou relevância, progressão temporal, etc.
Por exemplo:
a) Sãodez horas
b) São apenas dez horas
No item a há somente o conteúdo. Nesse caso o operador argumentativo "apenas" é um operador se as possibilidades de argumentação do primeiro enunciado não são asmesmas independentemente das informações veiculadas pelo discurso.
Os operadores argumentativos mais utilizados são: até, até mesmo, inclusive, pouco, ainda, já, na verdade, aliás, pelo menos etc.
ATÉ: Institui uma escala de valores. O objeto a que se refere pode estar no topo da lista ou no final. Transmite a avaliação do autor e direciona o ponto de vista do leitor.
 ATÉ MESMO: Argumentapositiva- e negativamente. Refere-se a algo que detém mais importância pelo acréscimo ou pela falta de algo ou alguém.
 POUCO / UM POUCO: Entre os dois operadores há uma distância. Se o autor a formaque algo é pouco não há uma argumentação tão forte quanto em um pouco. Um pouco pode argumentar negativa e positivamente.
 AINDA: Aqui há dois sentidos possíveis. Um denota excesso temporal,...
tracking img