Operadores argumentativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1669 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Pergunta:
Os “operadores argumentativos” são centrais na formação do discurso; eles assumem diferentes funciones, conforme o enunciado onde são utilizados. Defina, com suas próprias palavras, o que são os “operadores argumentativos” e ilustre seus diferentes usos com exemplos.

Resposta:

Segundo a professora Deborah Paula, em sua aula “Raciocínio Lógico –Leitura e Interpretação de Textos -, argumentar é a arte de convencer e persuadir, onde convencer é saber gerenciar informações, demonstrando, junto com o outro. E persuadir é saber gerenciar a relação, falar à emoção do outro.
Para agir sob outro de modo persuasivo, o produtor de um texto oral ou escrito, necessita não somente dar a sua opinião, mas também dar a sua justificativa e defender o seuponto de vista. Nesse sentido, além de apresentar argumentos capazes de sustentar a sua tese, o enunciador precisa servir-se de mecanismos linguísticos capazes de indicar a orientação argumentativa. Para isso, utilizamos os operadores argumentativos, cuja principal função é indicar a força argumentativa dos enunciados e a direção para o qual apontam.
Os operadores argumentativos são elementoslinguísticos que servem para dar força e orientar a sequência do discurso. Eles servem para determinar os encadeamentos possíveis com outros enunciados, tornando-os coesos e contribuindo para a construção de sentido.
A finalidade dos operadores argumentativos é indicar a argumentatividade dos enunciados. As palavras utilizadas são os conectivos e advérbios.
Os operadores argumentativos sãoimportantes tanto para a leitura como para produção de textos. No caso desta última, eles funcionam como um “gancho” que mantém a progressão do texto.
Kock (APUD Simone Tereza de Oliveira Ortega) postula que o uso da linguagem é essencialmente argumentativo, ou seja, buscamos dotar nossos enunciados de determinada força argumentativa.


EXEMPLOS DE OPERADORES ARGUMENTATIVOS

1) Operadores deadição: formam argumentos a favor de uma mesma conclusão. São usados os conectivos: e, também, ainda, nem, não só, mas também, tanto, além de, aliás.

Exemplo 1: No Brasil ainda há pessoas passando fome.

Exemplo 2: Os efeitos danosos do trabalho infantil sobre a escolarização são sentidos não só nas crianças menores, mas também nos adolescentes.

Exemplo 3: João é o melhor candidato: não sótem boa formação em Economia, mas também tem experiência no cargo e não se envolve em negociatas.

2) Operadores de inclusão: assinalam o argumento mais forte no sentido de determinada conclusão. São usados os conectivos: até, mesmo, até mesmo, inclusive.

Exemplo 1: “Dasdores sente-se livre em meio às tarefas, e até mesmo extrai delas algum prazer”. (Carlos Drummond de Andrade)

3)Operadores de conclusão: Induzem uma conclusão relacionada a argumentos apresentados anteriormente. São usados os conectivos: portanto, logo, por conseguinte, pois, em decorrência, consequentemente.

Exemplo 1: As pessoas que consomem bebidas alcoólicas apresentam, com freqüência, sintomas de irritabilidade e depressão; portanto é melhor evitar.

Exemplo 2: O trabalho infantil prejudica odesenvolvimento físico, emocional e intelectual da criança, portanto deve ser combatido.

4) Operadores alternativos: argumentos que levam a conclusões diferentes ou opostas. São usados os conectivos: ou, ou então, quer, seja.

Exemplo 1: Sem ninguém por perto ia se esquecer até de falar, ou ia terminar falando sozinha, como fazem os loucos.

5) Operadores de comparação: que estabelecem relações decomparação. São usados os conectivos: mais que, menos que, tão como, assim como.

Exemplo 1: ”O mais alto de nós não é mais que um conhecedor (...) do oco e do incerto de tudo”. (Fernando Pessoa).

Exemplo 2: O problema do trabalho infantil é tão grave quanto o do desemprego.

6) Operadores de justificativas: que introduzem uma justificativa ou explicação. São usados os conectivos: porque,...
tracking img