Operadores argumentativos unip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TG GRUPO
Pergunta. Os Operadores Argumentativos, são centrais na formação do discurso, eles assumem diferentes funciones, conforme o enunciado são utilizados. Defina, com suas próprias palavras, oque são os Operadores argumentativos. E ilustre seus diferentes usos com exemplos.

Operadores Argumentativos são certos elementos da língua, explícitos na própria estrutura gramatical da frase cujafinalidade e indicar a argumentatividade dos enunciados, introduzindo variados tipos de argumentos. As palavras que funcionam como operadores argumentativos são os conectivos e os advérbios e tambémoutras palavras que dependendo do contexto, não se enquadram em nenhuma das categorias gramaticais. Os operadores argumentativos fazem parte da gramática da língua e tem por função indicar a forçaargumentativa dos enunciados e a direção pela qual apontam, ou seja, os operadores argumentativos direcionam o enuncitario para que percorra o caminho proposto pelo enunciador dentro de um enunciado.Dentre os operadores, há palavras de diferentes classes gramaticais, entre elas, destacamos as conjunções, pois a grande maioria dos operadores são conjunções, embora nem toda conjunção funcione comooperador discursivo, podendo atuar como mero conectivo, ainda que todo elo coesivo deva ser considerado como elemento de fundamental importância na organização textual. O estudo sobre os operadoresargumentativos e uma leitura compreensiva das relações entre períodos favorecem o reconhecimento de manobras discursivas realizadas pelo emissor. Desse modo, ele usufrue melhor a leitura de textos e,consequentemente, adquire maior enriquecimento cultural e social.

EXEMPLOS DE USO DOS OPERADORES ARGUMENTATIVOS.

No Brasil ainda há crianças fora da escola.
Nesse exemplo, o advérbio ainda,orienta o interlocutor no sentido de inferir algo que seja pressuposto, que antes do momento da enunciação já havia crianças fora da escola.

Embora muitos adolescentes que trabalham freqüentem a...
tracking img