Operador mantenedor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Valdir ferreira da silva :
Operador Mantenedor

A expansão do mercado canavieiro esta surgindo mais uma opção de trabalho, é o operador mantenedor.
O que é operador mantenedor?
Aquele que mantém ou sustenta. Garante o funcionamento de um equipamento, disponibilizando recursos (conhecimentos técnicos e operacionais), para manutenção, reaplicação, avaliação e/ou desnvolvimento erentabilidade da empresa em que trabalha.
Evitando assim paradas inesperadas da colhedora de cana, diagnosticando seus problemas e solucionando sem despesas extras com terceiros.

Inspeções Mecânicas
As inspeções são o princípio da manutenção preventiva, ou seja, deverá ser feita antes de qualquer intervenção de manutenção preventiva ou corretiva programada, podendo ser realizada de diversas maneiras:• Inspeção em Operação – Onde o operador mantenedor pode avaliar a anomalia pela aparência externa do equipamento, se sofreu alguma fadiga, vibração, barulho anormal ou cheiro acentuado e se necessário efetuar a limpeza ou correção para amenizar o problema, o operador fará isso.
• Inspeção Regular – não necessariamente programada, mas essa inspeção o operador mantenedor poderá executá-la com oequipamento parado, verificando seu sistema funcional.
• Inspeção Detalhada – Essa é semelhante a anterior, só que em um tempo mais prolongado, verificando as condições de cada componente do equipamento, geralmente feito pelo operador mantenedor
• Inspeção Especial – Essa inspeção deverá ser aplicada quando o operador mantenedor ao tomar consciência de algum problema sério, e deverá verificar oequipamento de cada seção que tenha sofrido a influência de alguma anomalia. Nesse caso pode haver necessidade de uma intervenção corretiva.

-Tipos de Manutenções
As atividades de manutenção são compostas por métodos e funções gerenciais de manter, que devem estar voltados para o máximo desempenho dos equipamentos e com isso uma boa produtividade com qualidade.
Os métodos se classificam deacordo com o tipo de manutenção e objetivam manter e melhorar as características e capacidades dos equipamentos ao longo do tempo. São ações realizadas no dia-dia para prevenir ou corrigir as falhas ou quebras. Devem estar associados a padrões e planos de manutenção que se classificam em:
Manutenção Preventiva – Destinada à redução da probabilidade de falha de um item podendo ser periódica(sistemática) ou aperiódica (sensitiva ou por condição). É considerada como atividade principal da manutenção, ou seja, é o coração das atividades de manutenção. Tem, portanto caráter obrigatório.
Manutenção Corretiva – Realizada após a ocorrência de uma falha. Deve haver um esforço contínuo para identificação das principais causas da falha e seu respectivo bloqueio.
Manutenção Preditiva – Uma dasvariações da manutenção preventiva, que busca otimizar a troca de peças ou a reforma e componentes, através da extensão dos intervalos de manutenção. É a maneira de inspecionar equipamentos de utilizando técnicas de monitoramento. É também conhecida como manutenção por condição ou estado.
Manutenção de Melhoria – Representa a melhoria de natureza gradativa e contínua que deve ser aplicada aosequipamentos, para o prolongamento de sua vida em serviço e redução de tempo de manutenção, baseia-se na investigação das causas fundamentais das falhas.
A melhor combinação desses métodos de manutenção, resultando em uma maior utilização, confiabilidade e produtividade a baixos custos, é o que se define como manutenção produtiva.

Manutenção Mecânica.
Equipamentos instalados em qualquer sistema, paraserem mantidos em perfeito funcionamento e ter seu tempo de vida útil aproveitada ao máximo possível necessitam de freqüentes inspeções e manutenção eletromecânica, garantindo assim um melhor aproveitamento do mesmo.
É importante levar em consideração que a freqüência da manutenção preventiva deve ser aplicados em equipamentos novos e usados. Em geral os problemas são mais freqüentes em...
tracking img