Operações e terminais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EMPRESA MAGAZINE LUIZA.

Introdução

Logística no Brasil

A origem da palavra vem do grego “LOGISTIKOS, do qual o latim “LOGÍSTICUS” é derivado, ambos significando cálculo e raciocínio nosentido matemático. A logística apareceu no Brasil nos anos 70. Onde as indústrias e os comércios brasileiros vinham atuando em um país de dimensões continentais, logo, perceberam a necessidade deabandonar o empirismo para abastecer estes mercados, ainda mais quando se possuía uma malha de transportes ineficiente. Nessa época o termo “logística” ainda era utilizado para questões de transporte edistribuição.
Já durante a década de 90, a logística passou por grandes mudanças, a estabilidade econômica trazida pelo Real e as privatizações na área de infra-estrutura (principalmentena área de telecomunicação) foram um dos fatores que mais impulsionaram essas mudanças. Entre 1994 e 1997 houve um aumento de 50% no comércio exterior brasileiro, e esse rápido crescimento trouxe anecessidade de uma logística internacional, a qual o país não estava preparado. Mas o conceito atual utilizado e denominado supply chain management apenas ocorreu após a estabilização da inflação com oestabelecimento de relacionamentos entre fornecedores, empresas e clientes, de forma mais duradoura. Antes dessa estabilidade, essa integração na cadeia de suprimentos era quase impossível devido aforte especulação por preços causados pela inflação.
Essas mudanças na logística no Brasil são lideradas por dois segmentos industriais, o automobilístico e o grande varejo. Apesar dos fortesinvestimentos dessas empresas, os esforços esbarram na deficiência da infra-estrutura de transportes e comunicação. No Brasil 61% da carga transportada (em toneladas-km) é por transporte rodoviário, quesó não é mais caro que o transporte aéreo. Na Austrália, Estados Unidos e China os números são 30%, 28% e 19%, respectivamente.
Ainda existem muitas barreiras para serem vencidas, em termos de...
tracking img