Operações rodoviárias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Evolução do Transporte de Cargas

1.1 - Transporte e o Desenvolvimento Econômico

Dada a forma de inserção econômica como atividade-meio, a infra-estrutura de transporte tem uma variedade de efeitos benéficos sobre a sociedade, tais como aqueles referentes à disponibilidade de bens, à extensão dos mercados, à concorrência, aos custos das mercadorias, à especialização geográfica e àrenda da terra.

Primeiramente, os transportes têm a função básica de proporcionar elevação na disponibilidade de bens ao permitirem o acesso a produtos que, de outra maneira, não estariam disponíveis para uma dada sociedade, ou o estariam apenas a um elevado preço; têm, assim, a função econômica de promover a integração entre sociedades que produzem bens diferentes entre si.

Osefeitos da infra-estrutura sobre as condições gerais de eficiência da economia são bastante evidentes, pois a disponibilidade de infra-estrutura adequada potencializa os ganhos de eficiência do sistema produtivo como um todo, além de beneficiar as empresas. Em conseqüência disso, ocorre um aumento do produto final, incrementando a produtividade e reduzindo o custo unitário do insumo (Caixeta eMartins, 2001).

Segundo Fair e Williams (1959) citado por Caixeta-Filho (2007) uma outra função econômica atribuída ao sistema de transporte é a possibilidade de expandir mercados. O sistema de transporte eficiente permite produção em larga escala para grandes mercados; viabiliza uma maior racionalidade produtiva ao apresentar maior mercado potencial, permitindo produzir numa escalacompatível com produção mais eficiente economicamente, o que não seria possível sem se vislumbrar maior demanda. Para que isso ocorra, requerem-se do sistema de transporte baixo custo, confiabilidade e rapidez.

Como permite às sociedades acesso a produtos produzidos fora de seus ambientes, o sistema de transporte tem o importante papel potencial de romper monopólios, provocados pelo isolamentogeográfico, na produção e na comercialização de mercadorias.

Conforme se expôs anteriormente, o transporte tem um papel vital naqueles elementos considerados prioritários em políticas para o desenvolvimento: exploração de recursos, divisão do trabalho, aumento do valor da terra e produção em larga escala.

Segundo Fair e Williams (1959) citado por Caixeta-Filho (2007) destacam, queexistem relações recíprocas entre desenvolvimento dos transportes e progresso econômico, ou seja, nenhum pode preceder ao outro por um período de tempo razoável, em razão de suas estreitas relações mútuas. Ocorre, dessa maneira, um intenso processo de interação de forças econômicas: melhorias nos transportes estimulam progressos na indústria e vice-versa.

Por outro lado, os investimentos emtransporte recaem sobre os setores tradicionalmente mais dinâmicos da economia, isto é, são setores que, por possuírem, relativamente, altos índices de ligação para frente e para trás, são importantes agentes de estímulo para os demais, o que se reverte em grande potencial de geração de renda e emprego. Notadamente, são os casos da indústria automobilística, metalurgia, construção civil, mecânicae material elétrico, mais diretamente.

Os investimentos contínuos em transporte exercem papéis ativos e passivos no alcance de objetivos de desenvolvimento.

Deve-se reconhecer que a escolha entre sistemas alternativos de transporte nacional afeta fundamentalmente e determina, em parte, a trilha do desenvolvimento da nação e sua estratégia de crescimento. Isso não é um problemade eficiência econômica, porém uma decisão política de alto nível à qual não se aplica nenhum critério único.

1.2 Desenvolvimento dos Sistemas de Transportes

O sistema de transportes adotado no Brasil define-se basicamente por uma extensa matriz rodoviária, sendo também servido por um sistema limitado de transporte fluvial (apesar do numeroso sistema de bacias hidrográficas presentes...
tracking img