Operações futuras e arbitragem de câmbio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OPERAÇÕES FUTURAS E ARBITRAGEM DE CÂMBIO.
Na modalidade de operação cambial futura, a moeda é negociada no presente em paridade e quantidade, ocorrendo à entrega efetiva no futuro.
Permite seproteger de eventuais variações da moeda no período considerado, eliminando os riscos cambiais tão comuns nas operações de comércio internacional.
São contratos de compra ou venda de ações, a um preçoacordado entre as partes, para liquidação em uma data futura específica, previamente autorizada. Normalmente, o esperado é que o preço do contrato futuro de uma determinada ação seja equivalente aopreço a vista, acrescido de uma fração correspondente à expectativa de taxas de juros entre o momento da negociação do contrato futuro de ações e a respectiva data de liquidação do contrato.
ComoFunciona
O Mercado Futuro de Ações da BM&FBM&FBOVESPA enquadra-se na modalidade "com ajuste diário de perdas e ganhos", ou seja, diariamente, todas as posições em aberto são avaliadas em relação a um preçode referência calculado para cada papel, conhecido como preço de ajuste do dia.

Na dinâmica do mercado, é possível um credor e um devedor em moeda estrangeira definirem no ato da operação o valordos respectivos recebimentos e pagamentos futuros em relação a sua moeda. Por exemplo, um importador que tenha adquirido bens para o pagamento em uma data futura encontra duas opções para liquidar adivida.

Aguarda o prazo de pagamento concedido pelo exportador para efetuar o pagamento, nessa alternativa seu risco é a moeda do país exportado se valorizar em relação a sua moeda e ter incorrer numcusto maior ao comprar divisas no mercado para processar o pagamento. Para compensar esse risco o devedor pode alternativamente adquirir moeda do pagamento no mercado cambial futuro a uma taxadefinida no momento da compra protegendo-se assim contra uma alteração na paridade cambial.

Da mesma forma um exportador que tenha negociado o prazo corre o risco de ter a moeda do país importado...
tracking img