Operações com mercadorias

Páginas: 21 (5161 palavras) Publicado: 22 de abril de 2011
Operações com Mercadorias

1. Resultado Bruto com Mercadorias (RCM)

Resultado Bruto com Mercadorias, ou Resultado com Mercadorias é a diferença total entre as Receitas obtidas pelas Vendas e o Custo dessas mercadorias que foram vendidas. Essa diferença bruta não leva em consideração as demais Receitas e Despesas da empresa, como Receitas de Juros, Despesas com Aluguéis, Salários, Impostosetc. Elas aparecem quando se deseja conhecer o Resultado Líquido do Exercício.
O conhecimento desse Resultado Bruto é de grande importância para as empresas comerciais que trabalham com Compra e Venda de Mercadorias; depois de apurado, adicionamos a ele as demais Receitas, e dessa soma serão subtraídas as demais Despesas para se obter o Resultado Líquido.

Resultado com Mercadorias = Vendas –Custo das Mercadorias Vendidas

Resultado Líquido do Período = Resultado com Mercadorias +
Outras Receitas – Outras Despesas

Poderíamos elaborar uma Demonstração de Resultados de forma dedutiva: se, por exemplo, no fim do ano de 19X9, a Cia. A apresentasse os seguintes valores:

Vendas do Ano 150.000
Custo das Mercadorias Vendidas 105.000
Receitas de Juros 1.000
Despesas de Salários15.000
Despesas Diversas 6.000

poderíamos construir uma Demonstração de sua conta de Resultado de forma dedutiva:

Demonstração de Resultados do ano de 1979 da Cia. A
Vendas
(-) Custo das Mercadorias Vendidas
(=) Resultado Bruto com Mercadorias
(+) Receitas de Juros

Menos
Despesas de Salários
Despesas Diversas
Resultado Líquido do Exercício

Soma

15.000
6.000 150.000
(105.000)45.000
1.000
46.000

(21.000)
25.000

Lucro Bruto

Lucro líquido

Se o Resultado Bruto for positivo, isto é, se as Vendas forem maiores do que o Custo das Mercadorias Vendidas, teremos Lucro Bruto com Mercadorias, se for negativo, teremos Prejuízo com Mercadorias.
No final, após computadas as demais Receitas e Despesas, será obtido o Resultado Líquido do Exercício, que pode serLucro ou Prejuízo do Exercício.

2. Custo das Mercadorias Vendidas

No exemplo anterior, fornecemos o CMV como valor dado. De que forma foi apurado De que maneira se pode calcular o valor do Custo das Mercadorias que vendemos? Basicamente, existem dois sistemas:

01.Inventário Periódico – quando efetuamos as vendas sem um controle paralelo e concomitante de nosso Estoque e, portanto, semcontrolar o Custo das Mercadorias Vendidas. Quando necessitamos apurar o Resultado obtido com a venda das Mercadorias (RCM), fazemos um levantamento físico para avaliação do Estoque de Mercadorias existente naquela data; e pela diferença entre o total das Mercadorias disponíveis para a venda durante o período e esse Estoque Final (apurado extracontabilmente), obtemos o Custo das Mercadorias Vendidas(CMV) desse período.

02. Inventário Permanente – quando controlamos de forma contínua o Estoque de Mercadorias, dando-lhe baixa em cada venda, pelo custo dessas Mercadorias Vendidas (CMV). Esse controle permanente é efetuado sobre todas as Mercadorias que estiverem disponíveis para venda, isto é, esse controle é efetuado sobre as Mercadorias Vendidas (CMV) e sobre as Mercadorias que não foramvendidas (Estoque Final). Pela soma dos Custos de todas as vendas, teremos o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) total do período.

No Inventário Permanente, que será exposto a seguir, pode-se utilizar uma Ficha de Controle para se conhecer o saldo em Estoque. Mas no Periódico só é possível obter tal saldo com averiguação das existências físicas.

3. Inventário Permanente

Nas médias egrandes empresas, principalmente, há a necessidade de controle contínuo do valor do estoque de Mercadorias. Consegue-se isso fazendo com que haja a baixa, em cada venda, do custo da mercadoria vendida.

3.1 – Contabilização

Nesse sistema, temos, preferencialmente, que registrar todas as compras diretamente na conta de Mercadorias.
Contabilização na compra:

Mercadorias
a Fornecedores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Operações com mercadorias
  • Operações com mercadorias
  • operações com mercadorias
  • Operacoes com mercadorias
  • Operações com Mercadoria
  • operações com mercadoria
  • Operaçoes com Mercadorias
  • operações com mercadorias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!