Open innovvation

4041 palavras 17 páginas
Inovação aberta: um modelo a ser explorado no Brasil
POR

BRUNO RONDANI E HENRY CHESBROUGH

A Inovação Aberta (Open Innovation) propõe a abertura das fronteiras do processo de inovação
– da pesquisa básica à comercialização – mantendo um fluxo constante entre as empresas e o mercado. A companhia inovadora integra os recursos internos e externos (ideias, competências, infraestrutura, tecnologias, capital), para alavancar atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), e explora novos caminhos para colocar as inovações no mercado.
A prática da inovação aberta acontece por meio de acordos e se viabiliza de três formas, conforme a direção do fluxo de recursos entre a empresa inovadora e os agentes externos:
• De fora para dentro – se caracteriza pela cooperação com fornecedores, clientes, universidades e escoteiros tecnológicos. Seus tipos mais comuns de acordo são o licenciamento, a contratação de
P&D externo e aquisições.
• De dentro para fora – se caracteriza pela disponibilização de patentes, desinvestimentos e criação de spin-outs.
• Acoplada – está relacionada à formação de redes de inovação, tendo como acordos mais comuns, o licenciamento cruzado, codesenvolvimento, joint-ventures e spin-offs. Os fundos internos de capital de risco (fundos corporativos) podem fomentar tanto spin-in e spin-outs, quanto spin-offs.
As práticas de inovação aberta se disseminam ao redor do mundo globalizado, à medida que o

risco e o custo de inovação aumentam. Cada vez mais, as empresas se vêm pressionadas a abrir seus processos de inovação, devido a fatores como: diminuição do tempo de vida de produtos, com o acirramento da competição; aumento da complexidade, especialização e convergência de tecnologias; consolidação da indústria de capital de risco; maior mobilidade de profissionais qualificados e crescente distribuição na geração de conhecimento. No Brasil, apesar da carência de estudos sobre a disseminação da inovação aberta, eventos

Relacionados