Opapel Social Da Escola 2 Geo

2534 palavras 11 páginas
O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA

Patricia Alexandra Martinez
Profa. Kelly Cristina Onofri
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Geografia (GEO 0150) – Seminário de Prática II
24/05/2014

RESUMO

O artigo objetiva analisar a função social da escola ao longo dos anos até hoje, onde procuramos mostrar a lógica das mudanças e a centralidade do conhecimento e dá comunicação nesse processo. Vem mostrar que é tarefa de casa para os gestores escolares, preparar-se para o exercício de liderança no sentido de transformar a escola em pólo de referencia dessa nova era para os alunos e comunidade. A atuação do diretor, para que ocorra um desenvolvimento contínuo de competências no exercício de suas funções e responsabilidades de liderança na escola.. Autores consultados: Libâneio, Rigal Sobral, Levy, Ripper, Revista Pátio, Nova Escola, Progestão, entre outros.

Palavras-chave: Escola. Função Social. Atuação do Diretor. Mediação Pedagógica.

1 INTRODUÇÃO

A transformação da sociedade vem ocorrendo ao longo dos anos em vários aspectos. Sendo a educação formal um dos aspectos mais impactados por essas transformações. É importante refletir sobre o tipo de trabalho desenvolvido nas escolas e quais resultados têm sido alcançados. Algumas questões podem ser levantadas à análise da situação: a escola está realmente cumprindo ou tentando cumprir sua função como agente de intervenção na sociedade? Tem objetivos definidos para desempenhar o seu papel social?
Assim, pretendendo responder a essas perguntas, inicialmente é feito uma retomada histórica de sua trajetória, procurando analisar sua missão como instituição social que torna possível o acesso ao saber sistematizado. Outro fator de relevante importância, a informática na escola, tem como finalidade a melhoria da qualidade dos seus processos de ensino, as aprendizagens fundamentais e as diferentes áreas de conhecimento, além da inclusão digital aos alunos mais carentes, oferecendo possibilidades até então inexistentes.

Relacionados