opalele

338 palavras 2 páginas
2.1 - Enunciado do projeto
2.2 - Competência dos Responsáveis
2.3 - Os produtos e tecnologia
2.4 – O Mercado Potencial – a oportunidade
2.5 – Elementos de diferenciação
O atual contexto socioeconômico global e as mudanças ambientais cada vez mais rápidas estão produzindo profundas alterações no comportamento do mercado. Por um lado, no âmbito empresarial, estas transformações estão aumentando o grau de incerteza nas decisões, favorecendo a procura por uma orientação estratégica na gestão das empresas. Por outro lado, o consumidor tornou-se cada mais racional no seu processo de decisão de compra e mais exigente quanto aos benefícios esperados dos produtos ou serviços adquiridos, aumentando sua demanda por novos produtos e serviços voltados para suas necessidades.
A diferenciação é um dos tipos genéricos de estratégias para fortalecer uma empresa diante da competitividade. A empresa deve identificar as variáveis-chaves de diferenciação e explorar ao máximo a sua potencialidade na ênfase das características que permitem que a mesma seja vista com distinção em comparação à concorrência
Para Kotler (2000:254) “a diferenciação é o ato de desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir a oferta da empresa das ofertas de seus concorrentes”. Os fatores fundamentais que devem nortear a criação desta diferenciação residem no fato de que ela deve ser um valor para o cliente e, ao mesmo tempo, deve-se empregar uma aptidão da empresa que seja difícil para a concorrência copiar.A diferenciação estaria relacionada àquele conjunto de elementos significativos e valorados, que permitem distinguir a oferta da empresa das ofertas de seus concorrentes. Toledo e Hemzo(1991:8) concluem que uma oferta diferenciada refere-se “...ao estabelecimento de um pacote de benefícios ou valores expressos por produto, preço, distribuição e por todo o mix de capacidades e serviços de suporte da empresa”.
KOTLER, P. Administração de Marketing: Análise, Planejamento,

Relacionados