Op arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Op art é a abreviatura de Optical art, forma de arte abstrata caracterizada pela utilização de figuras geométricas, especialmente em padrões de cor preta e branca, cuja repetição exaustiva resultanum dinamismo visual que cria efeitos de ilusão óptica nos espectadores. Estes efeitos são caracterizados por sensações de movimento e sugestões de vibrações que se modificam quando o observador muda deposição, simbolizando a possibilidade constante de transformação da realidade em que o Homem vive. Este movimento artístico não convencional, liderado por Victor Vasarely e Bridget Riley, tornou-sepopular na América e na Europa na década de 60.

Bridget Riley
Nascida em Londres em 1931, Riley pretendeu representar o movimento com a utilização sequencial de elementos gráficos, nomeadamentelistas que se sobrepõem, curvas onduladas, discos concêntricos e quadrados ou triângulos que se repetem exaustivamente.
A dinâmica nas suas obras é, em suma, alcançada com a oposição de estruturasidênticas que interagem umas com as outras produzindo determinado efeito óptico. A interação de cores, por seu turno, baseada nos grandes contrastes (preto e branco) ou na utilização de corescomplementares, criam efeitos visuais como sobreposição e interação sobre o fundo e o foco principal, sugerindo, também elas, sensações ópticas de ritmo nas superfícies, que parecem vibrar.
Os seus primeirosquadros a preto e branco surgiram em 1960, tendo ganhado rapidamente um papel de destaque no movimento emergente da Op art, que a levou a expor em países tão diferentes como Itália, Alemanha, EstadosUnidos, Austrália, Índia, Egipto ou Japão, e a ser admirada por artistas tão importantes no nosso século como Josef Albers, Ad Reinhardt ou mesmo Dali.
È, no entanto, em meados dos anos 60 ao utilizarcores nos seus trabalhos que revoluciona o movimento Op Art ao introduzir uma técnica, denominada “Moiré”, através da qual cria um espaço móvel que produz um efeito semelhante a de um estalido de...
tracking img