Oooooooooo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
POLANYI, Karl. “Cem anos de paz”, In: A grande transformação. As origens da nossa época. 3ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1980. p. 223-46 [capítulo 1]

A grande Transformação
As origens da nossa época
3.ª Edição
Tradução Fanny Wrobel
Revisão Técnica Ricardo Benzaquen de Araújo
Contribuições em ciências sociais 7
Coordenação:
Ricardo Benzaquen de Araújo CPDOC/FGV e PUC/RJPágina 23

Capítulo 1
Cem anos de paz
A civilização do século dezenove ruiu. Este livro se preocupa com as origens política e econômica desse acontecimento, bem como a grande transformação que daí decorreu.
A civilização do século dezenove se firmava em quatro instituições. A primeira era o sistema de equilíbrio de poder que, durante um século, impediu a ocorrência de qualquerguerra prolongada e devastadora entre as Grandes Potências. A segunda era o padrão Internacional do ouro que simbolizava uma urbanização única na economia mundial. A terceira era o mercado auto-regulável, que produziu um bem estar material sem precedentes. A quarta era o estado liberal. Classificadas de um certo modo, duas dessas instituições eram econômicas, duas políticas. Classificadas de outramaneira, duas delas eram nacionais, duas internacionais. Entre si elas determinavam os contornos característicos da história de nossa civilização.
Dentre essas instituições, o padrão-ouro provou ser crucial: sua queda revelou-se a causa mais aproximada da catástrofe. Por ocasião da sua derrocada, a maior parte das outras instituições tinham sido sacrificadas, num vão esforço para salva-la.Todavia, a fonte e matriz do sistema foi o mercado auto-regulável. Foi esta inovação que deu origem a uma civilização específica. O padrão-ouro foi apenas uma tentativa de ampliar o sistema doméstico de mercado no campo internacional; o sistema de equilíbrio de poder foi uma superestrutura erigida sobre o padrão-ouro e parcialmente nele fundamentada; o estado liberal foi, ele mesmo, uma criação domercado auto-regulável. A chave para o sistema institucional do século dezenove está nas leis que governavam a economia de mercado.
Nossa tese é que a idéia de um mercado auto-regulável implicava numa rematada utopia. Uma tal instituição não poderia existir em qualquer tempo sem aniquilar a substância humana e natural da sociedade ela teria destruído fisicamente o homem e transformado seuambiente num deserto. Inevitavelmente, a sociedade teria que tomar medidas para se proteger, mas, quaisquer que tenham sido essas medidas, elas prejudicaram a auto-regulação do mercado, desorganizaram a vida industrial e, assim, ameçaram a sociedade em mais de uma maneira. Foi esse dilema que forçou o desenvolvimento do sistema de mercado numa trilha definida e, finalmente, rompeu a organização socialque nele se baseava.

Página 24

Uma tal explicação de uma das crises mais profundas na história do homem pode parecer demasiado simples. Nada pareceria mais inepto do que tentar reduzir uma civilização, sua substância e ethos, a um numero rígido de instituições, selecionar uma delas como fundamental e passar a argumentar sobre a inevitável autodestruição da civilização em conseqüência dealguma qualidade técnica da sua organização econômica. As civilizações, como a própria vida, resultam da interação de um grande número de fatores independentes, os quais, como regra, se reduzem a instituições circunscritas. Na verdade, procurar traçar o mecanismo institucional da queda de uma civilização pode parecer uma tarefa irrealizável.
Todavia, é isto o que estamos nos propondo. Aofaze-lo, estamos conscientemente ajustando nosso objetivo à extrema singularidade do assunto. A civilização do século dezenove foi única, de fato, precisamente porque ela se centralizou num mecanismo institucional definido.
Nenhuma explicação poderá satisfazer se não levar em conta a rapidez do cataclisma. Como se as forças da mudança estivessem sendo contidas durante um século, uma torrente de...
tracking img