oooollloooolllooo

955 palavras 4 páginas
Resenha do livro de Primo Levi, "É Isto um Homem?
O livro “É Isto um Homem?” de Primo Levi é uma obra de literatura na qual se pode aprender muito sobre a história do holocausto. O autor evita repetir tudo aquilo que já foi dito sobre o tema, não se tratando o livro de demonstrar repetitivamente ou de tornar público os horrores do holocausto (o que já foi feito), mas de mostrar o cotidiano das pessoas que viviam em um campo de trabalho feito pelos nazistas na Polônia, baseado em sua própria experiência. O autor deixa claro que existiam outros campos de concentração, e que nesses a vida era bem diferente.

A estória do livro não é linear, o autor escreve de acordo com o que julga mais importante.

Primo Levi era um italiano judeu que tentou criar um pequeno grupo de resistência anti-nazista e foi pego pela milícia nazista, isso em dezembro de 1943. Afirmou ser judeu pensando que Assim justificaria sua presença no local, e se enganou, pois foi logo mandado para um campo de concentração perto de Auschwitz. Chegou lá no meio do inverno e teve que aprender rapidamente a sobreviver naquele local inóspito. Mesmo assim, era um felizardo, pois fazia parte do grupo economicamente aproveitável, e em um momento que o Reich precisa de trabalhadores forçados.

O campo de concentração é um local em que para sobreviver, você deve ter a habilidade de resistir ao trabalho pesado, ou se esquivar de ter que trabalhar, diminuindo o ritmo propositalmente para perder menos energia, mesmo que sofra agressão física por isso. Também faz parte saber como conseguir ter mais alimentos, que são extremamente difíceis de conseguir no acampamento. O pão é a moeda de troca, devido à dificuldade de conseguir acumular algum pão. Em geral, eles são dados e no mesmo momento consumidos, pois tamanha é a fome, mas para conseguir acumular “capital” para um comércio, tem que se deixar de comer pão para estocar, ou já conseguir de outra forma algum objeto que possa ser trocado, como uma faca, uma

Relacionados