oookk

757 palavras 4 páginas
CRUZEIRO

CRUZEIRO

Este trabalho foi realizado para fins parciais de avaliação da II unidade, orientado pelo professor Ângelo Pinto da disciplina de história.

SALVADOR – BA
2013
SURGIMENTO DO FUTEBOL
Se considerar que o futebol é o fenômeno cultural mais difundido no mundo, na atualidade, faz-se necessário abandonar a sua suposta simplicidade e perceber que por meio deste emerge uma série de elementos culturais, históricos e sociais presentes em vários campos da vida do homem, que auxiliam-nos a compreender as diversas contradições da sociedade brasileira e nos estimula à investigação, à pesquisa, à um estudo aprofundado, para um melhor entendimento e/ou transformação da sociedade em que vivemos. Alguns intelectuais brasileiros, no início do século XX, como Rui Barbosa e Graciliano Ramos, atribuindo, talvez, a suposta simplicidade, não acreditavam que o futebol tomaria a dimensão de esporte nacional, se tornando um símbolo do povo brasileiro.
O futebol adentraria às terras brasileiras no final do século XIX, com a iniciativa do jovem paulistano Charles Willian Miller, considerado o pai do futebol no Brasil, filho de um engenheiro Escocês aqui radicado. Ao retornar da Inglaterra para o Brasil em 1894 trouxera em sua bagagem uma série de materiais: dois uniformes, um par de chuteiras, duas bolas, uma bomba de ar, um livro de regras e um forte desejo de desenvolver o esporte entre seus pares, que mais tarde seria realizado (MELO 2000). A Inglaterra sempre exportando tais fenômenos sociais e culturais, dentre eles o futebol, cuja origem conferia ares de modernidade.
CRUZEIRO
FUNDAÇÃO
O Cruzeiro Esporte Clube foi fundado em 2 de janeiro de 1921 por desportistas da colônia italiana de Belo Horizonte com o nome de Societá Sportiva Palestra Itália. As cores adotadas foram as mesmas da bandeira italiana: verde, vermelho e branco. O primeiro uniforme do clube foi camisa verde, calção branco e

Relacionados