Oooee

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gabriela, cheiro de cravo, cor de canela, boca de pitanga, cozinheira singular. Narrativa sedutora e encantadora, que nos prende à dezenas de personagens e figurantes, de forma que não haja tempo para ficarmos fatigados do enredo. O amor entre o sírio Nacib e Gabriela é puro e descompromissado, desde que preserve a liberdade da moça. É marcante as mudanças ocorridas na sociedade devido àsmodernidades e os recursos trazidas pelo cacau, como o rompimento com os costumes semi-feudais, que permitem que maridos traídos matem suas esposas ou que coronéis ordenem mortes para manter seu poderio e os seus domínios sob as terras do cacau, assim como regras de comportamento que diferenciam as moças de família, puras solteironas ou esposas fiéis e devotas das quengas, incastas, inovadoras, adúlterasou simplesmente livres, como Graça, Malvina, Sinhazinha e Gabriela.


Gabriela Cravo e Canela - Jorge Amado - Resumo
Modernismo de segunda fase., Gabriela Cravo e Canela é dividido em duas partes, que são em si divididas em outras duas.
A história começa em 1925, na cidade de Ilhéus. A primeira parte é Um Brasileiro das Arábias e sua primeira divisão é O langor de Ofenísia. Vai centrando-sea história nesta parte em dois personagens: Mundinho Falcão e Nacib. Mundinho é um jovem carioca que emigrou para Ilhéus e lá enriqueceu como exportador e planeja acelerar o desenvolvimento da cidade, melhorar os portos e derrubar Bastos, o inepto governante. Nacib é um sírio ("turco é a mãe!") dono do bar Vesúvio, que se vê em meio a uma grande tragédia pessoal: a cozinheira de seu partiu parair morar com o filho e ele precisa entregar um jantar para 30 pessoas em comemoração a inauguração de uma linha automotiva regular para a cidade de Itabuna. Ele encomenda com um par de gêmeas careiras, mas passa toda a parte procurando por uma nova cozinheira.
No final desta pequena parte aparece Gabriela, uma retirante que planeja estabelecer-se em Ilhéus como cozinheira ou doméstica, apesar dospedidos do amante que planeja ganhar dinheiro plantando cacau.
A segunda secção desta primeira parte é A solidão de Glória e passa-se apenas em um dia. O dia começa com o amanhecer de dois corpos na praia, frutos de um crime passional (todo mundo dá razão ao marido traído / assassino), segue com as preparações do jantar e a contratação de Gabriela por Nacib. No jantar acirram-se as diferençaspolíticas e, na prática, declara-se a guerra pelo poder em Ilhéus entre Mundinho Falcão (oposição) e os Bastos (governo). Quando o jantar acaba (em paz), Nacib volta para casa e, quando ia deixar um presente para Gabriela silenciosa mas não inocentemente, tem com ela a primeira noite de amor / luxúria.
A segunda parte chama-se propriamente Gabriela Cravo e Canela e sua primeira parte, o capítuloterceiro, chama-se O segredo de Malvina, terceiro capítulo, passa-se cerca de três meses após o fim do outro capítulo, e três problemas existem: o caso Malvina-Josué-Glória-Rômulo, as complicações políticas e o ciúmes de Nacib. Vamos pela ordem. Josué era admirador de Malvina, filha de um coronel com espírito livre. Esta começa a namorar Rômulo, um engenheiro chamado por Mundinho Falcão paraestudar o caso da barra (que impedia que navios grandes atracassem no porto de Ilhéus). Josué se desaponta e se interessa por Glória, amante de um outro coronel. Rômulo foge após um escândalo feito pelo machista (tão machista quanto o resto da sociedade ilheense) pai de Malvina, Malvina faz planos de se libertar e Josué começa um caso em segredo com Glória. Na política, acirra-se a disputa por votos aoponto do coronel Bastos mandar queimar toda uma tiragem do jornal de Mundinho. Mas Mundinho ganha terreno com a chegada do engenheiro. E perde quando esse foge covarde. E ganha com a promessa da chegada de dragas a Ilhéus. Nacib enquanto isso desenvolveu um caso com Gabriela. Mas está sendo atacado pelos ciúmes (todos querem Gabriela, perfume de cravo, cor de canela). Aos poucos ele percebe que...
tracking img