Ooforoplastia

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
CENTRO DE CIENCIAS DA SAUDE
CURSO DE ENFERMAGEM
CENTRO CIRURGICO E CENTRAL DE MATERIAL














ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UMA PACIENTE SUBMETIDA À OOFOROPLASTIA: ESTUDO DE CASO















Samara Silva MonteiroTathiana Lúcia Guedes









Fortaleza – 2012
Samara Silva Monteiro
Tathiana Lúcia Guedes













ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UMA PACIENTE SUBMETIDA À OOFOROPLASTIA: ESTUDO DE CASO






Professora orientadora: Fábia Maria de SouzaFortaleza - 2012


ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UMA PACIENTE SUBMETIDA À OOFOROPLASTIA: ESTUDO DE CASO

ESTUDO DE CASO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: ANÁLISE DE UMA PACIENTE SUBMETIDA À OOFOROPLASTIA



RESUMO
A enfermagem é uma das profissões assistenciais, com uma longa e honrosa tradição de serviço à humanidade. É uma profissão dinâmica e sua prática altera-seconstantemente. À medida que se passam as décadas, a enfermagem parece tornar-se mais sensível às necessidades de assistência à saúde, cada vez mais criativa na participação dessas necessidades e mais objetiva na análise dos seus esforços e objetivos profissionais. Sendo a enfermagem a arte do cuidar e uma ciência em construção, requer que sejamos receptivos às constantes mudanças paraconcretizá-las. A sistematização da assistência de enfermagem constitui-se em uma atividade intelectual deliberada que auxilia na tomada de decisões, cujo foco reside na obtenção dos resultados esperados. O seu uso possibilita a aplicação dos fundamentos teóricos da enfermagem na prática, ordenando e direcionando o cuidado de forma individualizada, personalizada e humanizada. Relatamos um caso de umacliente de 31 anos submetida a uma ooforoplastia, a qual foi prestada a assistência de enfermagem com bom resultado.
Palavras-chave: Assistência de enfermagem. Diagnósticos de enfermagem. Ooforoplastia.

INTRODUÇÃO

A (SAE) sistematização da assistência de enfermagem, consiste na aplicação específica de uma abordagem científica ou de solução de problemas na prática de enfermagem, servindode instrumento para o enfermeiro identificar os problemas de saúde e promover o cuidado de enfermagem, de maneira ordenada e sistematizada, voltada à satisfação das necessidades do cliente, família e comunidade (ALFARO-LEFEVRE, 2005).
A SAE é atividade privativa do enfermeiro e utiliza método e estratégia de trabalho científico para a identificação das situações de saúde/doença, subsidiandoações de assistência de Enfermagem que possam contribuir para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo, família e comunidade.
O enfermeiro, ao planejar a assistência de enfermagem para sua clientela utiliza o Processo de Enfermagem (PE) para, de forma ordenada e científica, organizar suas ações e atingir seus objetivos.
O PE, considerado a base desustentação da SAE, pode ser entendido como um instrumento metodológico que nos possibilita identificar, compreender, descrever, explicar e /ou predizer como nossa clientela responde aos problemas de saúde ou aos processos vitais, e determinar que aspectos dessas respostas exigem uma intervenção profissional. O PE é constituído por etapas que envolvem a identificação de problemas de saúde docliente, a demarcação do diagnóstico de enfermagem, a elaboração de um plano de cuidados, a implementação das ações planejadas e a avaliação (GARCIA; NÓBREGA, 2000).
O sistema de classificação dos diagnósticos de enfermagem mais difundido no Brasil, e empregado neste estudo, é a Taxonomia da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), resultante do trabalho de um grupo de enfermeiras...
tracking img