oodf hgfdhfdhfdh

1745 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

As células-tronco podem ser utilizadas para substituir células que o organismo deixa de produzir por alguma deficiência, ou em tecidos lesionados ou doentes. As pesquisas com células-tronco sustentam a esperança humana de encontrar tratamento, e talvez até mesmo cura, para doenças que até pouco tempo eram consideradas incontornáveis, como diabetes, doenças cardíacas, e Parkinson. Este trabalho tem como objetivo falar um pouco sobre as pesquisas realizadas ultimamente em relação às células-tronco.

DESENVOLVIMENTO

Por que células-tronco? Ao contrário das demais células, as células-tronco possuem grande capacidade de transformação. Elas são encontradas em embriões, no cordão umbilical e em tecidos adultos, como o sangue, a medula óssea e o trato intestinal. Outra característica é a capacidade de autorreplicação, ou seja, de gerar cópias idênticas de si mesmas. A diferença entre os tipos de célula-tronco, porém, indica o uso que poderá ter. Nesse aspecto, as embrionárias se destacam por serem as únicas capazes de gerar todos os tecidos humanos. Entretanto, a possibilidade de obter as células de embriões não utilizados e congelados em clínicas de fertilização gera controvérsias. Os opositores da medida argumentam que as pesquisas poderiam gerar um comércio de embriões. Eles também questionam a destruição dos embriões, alegando não ser ético destruir uma vida para salvar outra.

Como andam as pesquisas? Idealmente, os cientistas gostariam de poder desenvolver um tipo particular de célula em laboratório e então injetá-la no paciente, onde ela poderia substituir um tecido doente. Mas células-tronco ainda não estão sendo usadas para tratar doenças porque os cientistas ainda não aprenderam como dirigir uma célula-tronco para diferenciar em um tecido específico ou tipo de célula (cérebro x fígado, por exemplo) e a controlar esta diferenciação, uma vez que as células são injetadas numa pessoa. Pegue o exemplo da

Relacionados