Onu e nato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O papel da ONU e a OTAN (histórico)
 
Com o final da guerra fria, a ONU Organização das Nações Unidas - adquire um novo papel, mais ativo. Ela vem se fortalecendo ultimamente e deverá se consolidarainda mais ainda no século XXI, como conseqüência da globalização e da interdependência cada vez maior de todos os povos, Estados e até dos problemas comuns da humanidade. Anteriormente, ela nuncaconseguia desempenhar um papel mais ativo nos problemas mundiais porque essa função era ocupada pelas duas superpotências e suas alianças político-militares.

Além disso, o principal órgão decisóriodessa organização, o seu Conselho de Segurança (no qual são decididos os problemas de guerras, a intervenção ou não num país agressor, a ajuda ou não às vítimas de um conflito, etc.), possui cincomembros permanentes e com direito de veto*: Estados Unidos, ex-União Soviética (e atual Rússia), China, França e Inglaterra. Esses cinco países adquiriram esse privilégio por ocasião da criação da ONU, nofinal da guerra, quando foram considerados como os "cinco grandes" entre os vencedores do conflito.
Na realidade, somente dois eram de fato "grandes" ou poderosos naquele momento, as duassuperpotências, sendo que a França, a Inglaterra e a China foram incluídas por sugestão dos Estados Unidos e da ex-União Soviética, que queriam aliados nesse Conselho. A presença das duas superpotências noConselho de Segurança, com poder de veto, sempre paralisou a ONU. Nenhuma resolução ou medida mais importante podia ser aprovada, nas últimas décadas, pois em geral cada superpotência defendia um dos ladosda disputa. Mas com o final da guerra fria esse problema já não existe mais.

Podemos notar a presença mais ativa da ONU nos problemas mundiais em vários momentos recentes: a aprovação do envio das"tropas aliadas" na Guerra do Golfo, de 1991 (algo nunca visto anteriormente), a formação das "tropas de paz" da ONU, com soldados de vários países, para tentar manter a paz na África (Somália,...
tracking img