Onu- rio + 20

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ban Ki-moon pede por sistema para lidar com desenvolvimento sustentável

Jéssica Lipinski, do Instituto CarbonoBrasil

Nesta segunda-feira (24), o secretário-geral das Nações Unidas, BanKi-moon, pediu por um sistema “coerente e coordenado” para enfrentar questões do desenvolvimento sustentável.

Falando do Encontro Ministerial Especial para o Conselho Econômico e Social (ECOSOC), ocoreano afirmou que é necessário estarmos preparados imediatamente para lidarmos com os desafios do desenvolvimento sustentável, como a insegurança alimentar, a pobreza, a alta taxa de desemprego, aperda de biodiversidade e as mudanças climáticas.

Uma das metas do ECOSOC é justamente fortalecer esse sistema mundial multilateral, a fim de promover o desenvolvimento sustentável. “Isso significa irmais longe para integrar os pilares econômicos, sociais e ambientais do desenvolvimento sustentável à criação de políticas em todos os níveis”, comentou o secretário-geral da ONU.

Ele lembrou quena Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em junho, foi apontada a necessidade de melhorar esse sistema. “A Rio+20 nos deu uma plataforma sólida para construir, e asferramentas para construir. Agora é o momento de dar seguimento, de começar a trabalhar, de ser prático. Não há tempo a perder”, declarou.

O secretário-geral confirmou também seu compromisso em firmar asMetas de Desenvolvimento Sustentável (SDGs), discutidas na Rio+20 e que devem substituir as Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDGs) quando estas expirarem, em 2015. “Precisamos de uma agenda quese identifique com as pessoas e na qual as pessoas possam se unir”.

Além do ECOSOC, outras reuniões para discutir o desenvolvimento sustentável preencherão a agenda da semana: em Nova York, umencontro climático anual reúne 123 líderes mundiais, no qual serão debatidos, ao longo da semana, temas relacionados a questões climáticas.

Na terça-feira (25), os participantes debatem as metas de...
tracking img