Ontologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (568 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma das formas de representação do conhecimento mais estudada atualmente, principalmente em sistemas baseados em conhecimento, é a ontologia. A ontologia faz uma descrição semântica de um vocabuláriocontendo os conceitos relativos ao domínio, o que proporciona um entendimento amplo das características dos conceitos do domínio. Além disso, a ontologia pode ser extensível, pois novos conceitospodem ser adicionados, pode ser compartilhada, para uso com outras ontologias ou ferramentas, e pode ser reutilizada. A necessidade de utilizar ontologias em sistemas baseados em conhecimento é anecessidade de disponibilizar o conhecimento de uma forma mais próxima à realidade.
Como citado no artigo escolhido e segundo [Grubber, 1993]: “Uma ontologia é uma especificação explícita de umaconceitualização.”. Onde o termo conceitualização é uma coleção de conhecimento sobre as entidades (por exemplo, classes, relações, funções, etc.) do domínio e o termo especificação é a representação destaconceitualização de uma forma concreta. Por isso torna-se cada vez mais necessário o uso de metodologias para a construção eficaz de ontologias concretas, tais metodologias como as ditas em aula MétodoCyc, Enterprise, Projeto TOVE, Methontology, KACTUS, Método 101. Não necessariamente haja a necessidade de escolha de um único método, podem-se balancear entre ambas as metodologias conforme suanecessidade. Por isso, a descrição da estrutura de uma ontologia dada por Gómez-Pérez (1999) é mais completa, por considerar que as instâncias também são componentes da ontologia. Portanto, uma ontologia éformada pelos seguintes componentes [Gómez-Pérez, 1999]:

· Conceitos: Representam qualquer coisa em um domínio, como uma tarefa, uma função, uma estratégia, um conjunto ou classe de entidades, entreoutras coisas. Organizados em taxonomias.
· Relacionamentos: Representam um tipo de interação entre os conceitos de um domínio. Sendo a cardinalidade sempre n para n.
· Funções: Uma função é um...
tracking img