Onrigado por fumar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA

Trabalho apresentado ao professor Maroni, da disciplina de Contabilidade Gerencial, onde é definida e explicada a Demonstração de Fluxo de Caixa de uma empresa, tendo como exemplo a Demonstração Financeira da Cia. Hering.

CARAGUATATUBA
2012
SUMÁRIO

1 CONCEITO 3
1.1 Vantagem 3
2 ASPECTOS LEGAIS 4
2.1 Considerações 4
3 OS FLUXOS DAS ATIVIDADES 5
3.1Atividades Operacionais 5
3.2 Atividades de Financiamentos 6
3.3 Atividades de Investimentos 7
4 MÉTODOS DE ELABORAÇÃO 9
4.1 Método Direto 9
4.2 Método Indireto 9
5 DEMONTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA 11
REFERÊNCIAS 12

CONCEITO
O fluxo de caixa significa as entradas e saídas de numerários e de demais ativos financeiros, ou seja, as variações, movimentações e posições líquidas de caixa, de umdeterminado período, em períodos diferentes, ou mesmo em determinado momento, motivados pelos custos, despesas e receitas operacionais, além de gastos incidentes em investimentos e financiamentos.

Vantagem
Através do Fluxo de Caixa, o empresário pode manter suas contas em equilíbrio, postergando ou adiantando receitas ou débitos ao longo de um período.

ASPECTOS LEGAIS
Um anteprojeto demodificação da lei nº 6.404/76, entregue ao ministro da fazenda em 05.07.1999, convertido no projeto de lei nº 3.741/2000, em tramitação no congresso nacional, propõe a substituição da DOAR pela DFC. O Projeto citado, porém, não estabelece um modelo para DFC, nem determina se esta demonstração deverá ser elaborada pelo método direto ou indireto.

Considerações
A Exposição justificativa doanteprojeto sugere que a DFC discrimine em 3, os tipos de fluxo de caixa:
1. Os fluxos das atividades operacionais;
2. Os fluxos das atividades de financiamento;
3. Os fluxos das atividades de investimento.

OS FLUXOS DAS ATIVIDADES

Atividades Operacionais
Os fluxos das atividades operacionais estão diretamente relacionados à demonstração do resultado do exercício. Devem englobar as atividadesligadas à produção e à entrega de bens e serviços, além das transações não definidas como atividades de investimento e financiamento. As entradas e saídas decorrentes das atividades operacionais são comentadas a seguir.

Entradas:
1 - Recebimentos de vendas à vista de bens e serviços e das contas a receber correspondentes, na hipótese de vendas a prazo. A princípio, nesse grupo, devem serincluídos os recebimentos relativos a descontos de duplicatas emitidas em vendas a prazo. Admite-se, porém, a classificação dos valores originários de desconto no grupo das atividades de financiamento;
2 - Recebimento de juros decorrentes de empréstimos e financiamentos concedidos ou de aplicações financeiras em geral; e recebimento de dividendos derivados de participação no capital de outrassociedades. Por corresponderem à remuneração do capital investido, é admissível a classificação dos juros e dividendos recebidos entre as atividades de investimento;
3 - Outros recebimentos que não sejam originários de transações definidas como atividades de investimento ou financiamento, como, por exemplo: recebimentos decorrentes de sentenças judiciais; indenizações por sinistros, exceto asindenizações diretamente relacionadas a atividades de investimento ou financiamento; e o reembolso à companhia efetuado por fornecedores.

Saídas:
1 - Pagamentos aos fornecedores de mercadorias, matérias-primas e outros insumos de produção;
2 - Pagamentos aos empregados e aos demais fornecedores de serviços;
3 - Pagamentos de impostos, taxas, contribuições e multas aos governos federal,estaduais e municipais;
4 - Pagamentos dos juros (despesas financeiras) dos empréstimos e financiamentos obtidos. O pagamento do principal dos empréstimos e financiamentos obtidos deve ser apresentado entre as atividades de financiamento. A princípio, os juros pagos são classificados entre as atividades operacionais. Todavia, como eles representam um ônus decorrente da obtenção de empréstimos e...
tracking img