Onrigado por fumar

1749 palavras 7 páginas
DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA

Trabalho apresentado ao professor Maroni, da disciplina de Contabilidade Gerencial, onde é definida e explicada a Demonstração de Fluxo de Caixa de uma empresa, tendo como exemplo a Demonstração Financeira da Cia. Hering.

CARAGUATATUBA
2012
SUMÁRIO

1 CONCEITO 3
1.1 Vantagem 3
2 ASPECTOS LEGAIS 4
2.1 Considerações 4
3 OS FLUXOS DAS ATIVIDADES 5
3.1 Atividades Operacionais 5
3.2 Atividades de Financiamentos 6
3.3 Atividades de Investimentos 7
4 MÉTODOS DE ELABORAÇÃO 9
4.1 Método Direto 9
4.2 Método Indireto 9
5 DEMONTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA 11
REFERÊNCIAS 12

CONCEITO
O fluxo de caixa significa as entradas e saídas de numerários e de demais ativos financeiros, ou seja, as variações, movimentações e posições líquidas de caixa, de um determinado período, em períodos diferentes, ou mesmo em determinado momento, motivados pelos custos, despesas e receitas operacionais, além de gastos incidentes em investimentos e financiamentos.

Vantagem
Através do Fluxo de Caixa, o empresário pode manter suas contas em equilíbrio, postergando ou adiantando receitas ou débitos ao longo de um período.

ASPECTOS LEGAIS
Um anteprojeto de modificação da lei nº 6.404/76, entregue ao ministro da fazenda em 05.07.1999, convertido no projeto de lei nº 3.741/2000, em tramitação no congresso nacional, propõe a substituição da DOAR pela DFC. O Projeto citado, porém, não estabelece um modelo para DFC, nem determina se esta demonstração deverá ser elaborada pelo método direto ou indireto.

Considerações
A Exposição justificativa do anteprojeto sugere que a DFC discrimine em 3, os tipos de fluxo de caixa:
1. Os fluxos das atividades operacionais;
2. Os fluxos das atividades de financiamento;
3. Os fluxos das atividades de investimento.

OS FLUXOS DAS ATIVIDADES

Atividades Operacionais
Os fluxos das atividades operacionais estão diretamente relacionados à demonstração do resultado do exercício. Devem englobar as atividades

Relacionados