ONLINE] 667R - INTERPRETACAO E PROD DE TEXTOS

700 palavras 3 páginas
Interpretação de texto é destaque nas provas da UFRGS e no Enem

Rainha em português, ela também é cobrada em língua estrangeira. Para domar a interpretação de texto, o bom súdito deve manter foco no texto

por Vinícius Fernandes, especial
19/06/2014 | 11h01

Esconderijo dos famosos “pega-ratões”, as questões de interpretação de texto são um problema para muita gente nas provas de português do vestibular e do Enem. Há quem diga que não há questão capaz de iluminar mentes que sempre negaram a leitura, mas, hoje em dia, cursinhos pré-vestibular já entendem que é possível treinar o olhar sobre o texto, acostumá-lo a identificar a temática central proposta pelo autor e encontrar com clareza as respostas.

Papel supera telas em compreensão de texto, dizem cientistas

Entre posições destoantes sobre o tema, professores convergem ao afirmar que candidatos com histórico de interesse pelos livros e com hábito de leitura instigado pela família desde cedo largam na frente de quem só foi tocado pela literatura ao entrar no cursinho. Além de aprimorar a oratória, leitores fiéis estão mais familiarizados com a argumentação de autores e, portanto, mais preparados para as narrativas que podem encontrar pela frente. Mas há espaço para aprendizado mesmo entre os chamados “leitores hipertextuais”, acostumados a consumir textos acompanhados de imagens e infográficos na internet. Segundo o professor de português Ávila Oliveira, estes alunos são maioria em sala de aula.

– Este aluno, que traz menos bagagem de leitura, vai ter de fazer muitos testes, mas tem de buscar testes comentados, muitas provas da UFRGS. Não adianta apenas olhar o gabarito, porque ele precisa saber não só se acertou ou errou, mas por que acertou e por que errou – relata Oliveira.

Exercícios de interpretação de texto talvez não estimulem o vestibulando a tornar-se um leitor subitamente, mas podem condicioná-lo a identificar rapidamente uma alternativa esdrúxula. As armadilhas estão nas

Relacionados

  • resumo livro o segredo de luisa
    17710 palavras | 71 páginas