onicolise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1986 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 3 de agosto de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 SUMÁRIO




ONICÓLISE
1- DEFINIÇÃO ONICÓLISE
Onicólise é uma doença comum que afeta as unhas. A condição é marcada por divisão do leito da unha, do dedo ou do dedo, a partir da placa da unha. Ocorre o descolamento da lâmina ungueal do leito, a partir da borda livre, podendo ocasionar a queda da lâmina. E também, infecçõessecundárias por bactérias e fungos. Normalmente, a placa de pregos permanece ligado ao leito da unha. Mas esta condição solta à unha e ele começa a sair do leito ungueal. A unha começa a tomar a aparência de uma meia-lua e sua extremidade livre começa a elevar-se como um capuz.
Fig. 01 - Onicólise também é conhecido pelos nomes de Unhas quebradiças.
Esta patologia sedesenvolve devido ao manuseio intensivo de sabões, detergentes e outras substâncias químicas, assim como o hábito de limpar as bordas livres das unhas com espátula e outros objetos, além de traumatismos.
Onicólise pode afetar pessoas de qualquer faixa etária e sexo embora seja mais comum em adultos, especialmente mulheres. Ela afeta mais as mulheres do que os homens. Pode-se ver poucos casos deOnicólise em crianças.
Na investigação da causa, a anamnese deve incluir perguntas sobre os eventos que antecedem, ocupações, passatempos e a possibilidade de psoríase manifesta ou em familiares. A onicólise é uma característica de muitas condições, tanto sistêmicas como locais. As ultimas são as mais comuns.
É útil saber se o problema se limita a um dedo ou se é generalizado. Um exame completodeve incluir os dedos dos pés e as membranas mucosas. As suspeitas clínicas determinarão a investigação apropriada, que pode incluir testes de contato, a avaliação da tireóide, a pesquisa da causa infectiva e raios X. O tratamento consiste em remover o agente causal primário e quando existentes, tratar as infecções secundárias.
1.1 A onicólise nos pés é diferente daquela das mãos.
Não há causaocupacional evidente, exceto em alguns casos raros (câncer, por exemplo);
Há menos danos relacionados à exposição de cosméticos do que nas mãos;
Raramente ocorre fotonicólise nos pés;
As duas maiores causas coincidem comumente: onicomicose e microtrauma nos pés.
2- SINAIS E SINTOMAS ONICÓLISE
Onicólise é caracterizada principalmente pelo descolamento da unha do dedo ou do pé da cama de pregos. Aplaca da unha é a substância dura que cobre e protege a parte superior de dedos das mãos e dos pés. Quando a unha começa saindo do leito ungueal, a parte elevada parece branco, há apenas ar entre a cama e as unhas.
Onicólise da unha pode ser bastante desconfortável e dolorosa. A dor pode ser aguda em casos de infecção. Um prego Onicólise pode prejudicar atividades e causar problemas em andar ecomer.
3- CAUSAS DE ONICÓLISE
Um número de fatores pode dar origem a Onycholysis. Alguns dos sintomas comuns são causas onicólise
3.1 Causas sistêmicas da Onicólise
Insuficiência vascular; doença de Raynaud; Lúpus eritematoso; esclerodermia.
Síndrome das unhas amarelas;
Hipo e hipertireoidismo;
Anemia por deficiência de ferro;
Mieloma múltiplo e amiloide;
Neuropatia periférica.
Gravidez.Câncer de pulmão.
Síndrome de unha em concha.
3.2 Causas locais de Onicólise
Químicas;
Físicas;
Cosméticas;
Traumáticas;
Dermatose;
3.3 Onicólise congênita e/ou Hereditária
Onicólise parcial hereditária;
Mau alinhamento congênito do hálux;
Displasia hereditária do 5º dedo do pé;
Displasia ectodérmica hereditária;
Epidermólise bolhosa;
3.4 Onicólise infecciosa
FÚNGICA
BACTERIANAVIRAL
Dematófitos
Pseudomonas
Hérpes simples
Cândida
Protheus mira bílis
Herpes-zoster

Cori bactérias
Verruga

Sífilis secundárias


Lepra

3.5 Trauma
Manicure imprópria das unhas é muitas vezes visto como uma causa de onicólise. Over-corte das unhas pode expor o leito ungueal e pode também resultar em elevação da placa de pregos. No trauma Onicólise das unhas é muitas vezes a...
tracking img