Onibus 174

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1116 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Eu,__________, aluno do curso Administração da faculdade ______, por solicitação do professor de Sociologia das Organizações, ____________, elaborei este texto dissertavio-argumentativo que se refere ao impacto do meio social na formação do indivíduo. Utilizando o texto (Documentário Ônibus 174 - O que a sociedade tem a ver com isto?) de Adriano Feital, do documentário “Ônibus 174”,do texto(Relação indivíduo e sociedade: Quem influencia quem?) de Inez Augusto Borges e ainda do que foi estudado em sala sobre os pensamentos positivistas de Augusto Comte.
O indivíduo é fruto do meio em que vive. E a sociedade é responsável pela formação do individuo que nela vive. Segundo Comtes não há homem sem a sociedade, e logicamente não há sociedade sem homens. Cada indivíduo possui suascaracterísticas pessoais e da sociedade na qual esta inserido. Exemplo disso é o caso do Ônibus 174. Quem pode afirmar que Sandro Dias do Nascimento é o único culpado pelos seus atos, ou se a sociedade tinha sua parcela de culpa, As tragédias e injustiças que ele sofreu fazem parte da sua formação na sociedade.

A palavra “desinstitucionalização” não é muito bonita, mas parece adequada para designar amudança fundamental do modo de produção dos indivíduos nas sociedades contemporâneas. Por muito tempo, consideramos a escola, a família e a Igreja como instituições. Na tradição clássica, cuja síntese foi feita por Parsons, a instituição era concebida como um conjunto de papéis e de valores “fabricando” indivíduos e personalidades. Como diz Elias, sobre o processo de civilização, os indivíduostornavam-se cada vez mais autônomos, cada vez mais “intra-indeterminados” segundo Riesman, porque a forte interiorização de princípios gerais constituía um modo autônomo de ação e de julgamento de si e dos outros. Na instituição, a socialização dos indivíduos funciona como um processo paradoxal, através do qual o indivíduo se identifica primeiro com os outros, os adultos, depois com os valores nosquais os outros acreditam, porque as regras e as proibições impedem a criança e o jovem de se dissolver no amor do mestre, dos pais e dos adultos em geral. Parsons mostrou muito bem como a concepção freudiana da socialização influencia, em grande medida, esta representação geral. F Dubet (Contemporaneidade e Educação, 1998) - lcqribeiro.pro.br acessado em 4, de abril de 2012

O homem é tãoresposavel pela criação da sociedade quanto ela é responsável pela formação do homem. A sociedade não é mera coadjuvante na formação dos Processos Psicológicos Superiores, mas trata-se de um fator inerente a esta formação. O homem não chegaria a obter características sociais de convivência. O Estado deve ser preocupar mais com a formação dos jovens, fornecendo a todos, inclusive os menores infratores,um ambiente favorável ao aprendizado de um bom convívio social e o qual lhe possibilite integrar-se ao meio social. Diminuindo enormemente os problemas sociais encontrados atualmente.

Estava em curso a necessidade de fundar uma nova ordem a partir do ideário positivista considerada a mais adequada ao entendimento humano. Segundo Comte (2000,p.39): Só a filosofia positiva pode ser considerada aúnic base sólida da reorganização social, que deve terminar o estado de crise no qual se encontram, há tanto tempo, as nações mais civilizadas. Caberia exclusivamente ao Estado, dedicar-se na manutenção da ordem pública6. A incorporação do proletariado na sociedade moderna-industrial consistia em um dilema presente nos positivistas. Em Teixeira Mendes, em O ideal republicano de BenjaminConstant, caberia ao Estado resolver as questões sociais, mas possibilitar a instituição de uma ordem livre, devendo ser a instalação de uma ditadura republicana como forma de um governo transitória até a Europa e o mundo atingir a paz entre as classes (MENDES, op. cit. , p. 39). É através da reforma das mentes dos operários e dos industriais que será possível instituir uma ordem socialmente justa,...
tracking img