ondicadores sociais

8016 palavras 33 páginas
Organizar a Parte 1 do Relatório Final, que deverá conter os seguintes tópicos:

1.1. Quadro-síntese sobre as principais definições de Política Pública (Passo 1).

1.2. Estudo de caso em Política Pública: principais características (Passo 2).

1.3. Conclusão sobre a importância das Políticas Públicas (Passo 3).

RESENHA DO TEXTO ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS – Mª DAS GRAÇAS RUA mai17 RESENHA DO TEXTO ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLI-CAS – Mª DAS GRAÇAS RUA

1.Análise de Políticas Públicas: Conceitos Básicos - Maria das Graças Rua – (Texto de referência)
2.Construção de Agendas e Inovações Institucionais: Análise Compa-rativa da Reforma Sanitária e da Reforma Urbana - Telma Maria Gonçalves Menicucci e Flávia de Paula Duque Brasil – (Texto de com-plementação)
3.Idéias, Conhecimento e Políticas Públicas – um Inventário Sucinto das Principais Vertentes Analíticas Recentes – Carlos Aurélio Pimen-ta de Faria – (Texto de complementação)
4.O Desafio da Gestão das Redes de Políticas- Sônia Maria Fleury Tei-xeira- (Texto de complementação)
*****
Rua afirma no texto que as sociedades modernas têm como principal característica, a di-ferenciação social, e que os seus membros têm idéias, valores, interesses e anseios distintos e exercem diversos papéis no decorrer da sua existência, transformando a vida social em algo complexo e conflituoso, onde a opinião e os tudo que é valorizado deve ser mantido dentro de certos limites razoáveis e administráveis. Para que o limite seja estabelecido, é necessário que seja usado a coerção e a política. O problema com uso único da coerção é que quanto mais se usa, menor se torna seu impacto e mais caro o seu custo, restando como solução viável o uso da política. Mas em contrapartida, esta também envolve a coerção.
Rua indaga o que seria política, e responde com as palavras de Schmitter, que define polí-tica, num conceito amplo, como a resolução pacífica de conflitos. Delimitando o conceito, pode-se estabelecer que a

Relacionados

  • Manual acompanhamento crianças - babysitting
    22041 palavras | 89 páginas