Onde sonham as formigas verdes: o sagrado e o profano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (899 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhembi-Morumbi











Mitologia em Design de Games







Onde sonham as formigas verdes
dirigido por Werner HerzogDan. M.

DES-GA-NA2

São Paulo, 29, de Outubro de 2009

– Qual o mito?

O mito conta sobre como uma espécie de formiga verde que habita certa região da Austrália mantém aexistência através da manutenção de seu sono. Se as formigas tivessem seu sono interrompido, elas iriam embora para nunca mais voltar, e o mundo então deixaria de existir.

– O Sagrado e o Profano, ondeestá?

O sagrado é representado no mundo dos aborígenes. A região onde as formigas sonham. Esse lugar é especial e não pode ser violado pelo barulho dos ocidentais. Também representam o sagrado osobjetos ancestrais que aquele povo guardava por séculos enterrados. Aqueles objetos, apresentados ao juiz no tribunal, não podiam ser vistos por mais nenhuma pessoa.
O profano está no progressorepresentado pelas máquinas e explosivos dos brancos, que tentam explorar o minério da região sagrada dos aborígenes. Está também na cidade grande, para onde os homens da tribo são levados a fim de seremconvencidos a permitir a exploração daquele território sagrado que eles defendem.
Todavia, objetos que, a princípio são profanos, podem ser sagrados para pessoas em específico, como o trator para ooperário da mineradora. O avião do exército, que não possuía nada de especial, passa a representar uma formiga verde de grandes asas para o povo aborígene, que prepara, com um ritual, um terreno paraacolher a grande formiga. Também ritualizam seu interior para integrá-lo ao seu mundo sagrado.

– Visão do homem moderno e o Arcaico em relação a valores, usos, costumes

O filme retrataconstantemente o contraste entre as visões dos dois povos. Enquanto o homem moderno trata um jantar com certa displicência, o arcaico entoa um canto de agradecimento pela comida recebida. Enquanto o...
tracking img