Ondas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Educacional Dimensão Exercícios sobre ondulatória – Turma 211 Profª Camila Debom 1. Se a velocidade de propagação do som no ar é 340 m/s, qual é o comprimento de onda da nota Lá, cujafrequência é de 496 Hz? 2. Supondo que a figura seja a representação da passagem de uma onda durante 1s, determine o período e a frequência da onda:

3. Qual é a frequência de uma onda eletromagnética deluz amarela cujo comprimento de onda é 600 nm? 4. Sejam as ondas descritas na figura a seguir, a qual representa um dado intervalo de tempo de passagem das propagações Diferencie as ondasquantitativamente em termos de comprimento de onda e frequência.

5. Complete as lacunas da frase a seguir: As ondas ______________________ não se propagam no vácuo, ou seja, necessitam de um meio material parapropagarem-se, no entanto, todas as ondas transportam energia sem que haja ______________________________________________. As ondas podem ser longitudinais ou transversais e sua velocidade depropagação só depende de um fator: ____________________________. 6. Uma onda desloca-se na superfície de um lago com velocidade de 0,4 m/s. Sabendo que o comprimento de onda é 0,8 m, determine quantas vezespor segundo um pedaço de madeira que flutua neste lago vai realizar um movimento de "sobe-desce".

7. Em Belo Horizonte há três emissoras de rádio, que estão listadas abaixo, juntamente com asfrequências de suas ondas portadoras, que são de natureza eletromagnética: Emissora Rádio América Rádio Atalaia Rádio Itatiaia Frequência (Hz) 750 000 950 000 610 000 Das ondas em questão, a que tem menorcomprimento de onda é correspondente a qual emissora?

8. Um estudante, fazendo um experimento no laboratório de sua escola, acoplou um gerador de audiofrequência a um alto-falante. Aumentando, então,a frequência do aparelho de 2800Hz para 200Hz, ele notou que o som produzido pelo sistema ficou: a) mais baixo ou grave b) mais rico em harmônicos c) mais dissonantes d) mais alto ou agudo:...
tracking img