Ondas

Páginas: 6 (1268 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014
Ondas
Conceito: Uma onda é um movimento causado por uma perturbação, e esta se propaga através de um meio.Um exemplo de onda é obtido quando joga-se uma pedra em um lago de águas calmas, onde o impacto causará uma perturbação na água, fazendo com que ondas circulares se propagem pela superfície da água.

“Onda não transporta Matéria, somente Energia”!
Características das ondas

Todas asondas possuem algumas grandezas físicas, que são:

Frequência: é o número de oscilações da onda, por um certo período de tempo. A unidade de frequência do Sistema Internacional (SI), é o hertz (Hz), que equivale a 1 segundo, e é representada pela letra f. Então, quando dizemos que uma onda vibra a 60Hz, significa que ela oscila 60 vezes por segundo. A frequência de uma onda só muda quando houveralterações na fonte.

-Período: é o tempo necessário para a fonte produzir uma onda completa. No SI, é representado pela letra T, e é medido em segundos.
- Comprimento de onda: é o tamanho de uma onda, que pode ser medida em três pontos diferentes: de crista a crista, do início ao final de um período ou de vale a vale. Crista é a parte alta da onda, vale, a parte baixa. É representada no SI pelaletra grega lambda (λ)
- Velocidade: todas as ondas possuem uma velocidade, que sempre é determinada pela distância percorrida, sobre o tempo gasto. Nas ondas, essa equação fica:
v = λ . f
- Amplitude: é a "altura" da onda, a distância entre o eixo da onda até a crista. Quanto maior for a amplitude, maior será a quantidade de energia transportada.
Ondas Mecânicas: são todas as ondas queprecisam de um meio material para se propagar. Por exemplo: ondas no mar, ondas sonoras, ondas em uma corda, etc.
Ondas eletromagnéticas: são ondas que não precisam de um meio material para se propagar, porém também podem se propagar em meios materiais. Exemplos: luz, raio-x , sinais de rádio, etc.
Quanto à direção de propagação as ondas são classificadas como:
• Unidimensionais: que se propagam emapenas uma direção, como as ondas em cordas e molas esticadas;
• Bidimensionais:são aquelas que se propagam por uma superfície, como as água em um lago quando se joga uma pedra;
• Tridimensionais: são capazes de se propagar em todas as dimensões, como a luz e o som.
Quanto à direção da vibração as ondas podem ser classificadas como:
• Transversais: são as que são causadas por vibraçõesperpendiculares à propagação da onda, como, por exemplo, em uma corda:
• Longitudinais: são ondas causadas por vibrações com mesma direção da propagação, como as ondas sonoras.
• Mistas: quando as partículas do meio vibram transversalmente e longitudinalmente, ao mesmo tempo, por exemplo, a superfície da água.
Velocidade de propagação

Considere uma corda de massa m e comprimento l, sob a ação deuma força de tração T.



Suponha que a mão de uma pessoa, agindo na extremidade livre da corda, realize um movimento vertical, periódico, de sobe-e-desce.Uma onda unidimensional passa a se propagar horizontalmente com velocidade v.


A velocidade de propagação da onda depende da densidade linear da corda e da intensidade da força de tração T, e é dada por:

Em que:
T= força detração na corda;
Coulomb= m/l = densidade linear da corda
Ondas Periódicas
Denominam-se ondas periódicas as ondas geradas por fontes que executam oscilações periódicas, ou seja, que se repetem em intervalos de tempos iguais. A figura abaixo representa uma onda periódica se propagando em uma corda tensionada.


Ondas estacionárias
São ondas resultantes da superposição de duas ondas de mesmafreqüência, mesma amplitude, mesmo comprimento de onda, mesma direção e sentidos opostos. Formam-se a partir de uma superposição de duas ondas idênticas mas em sentidos opostos.

Reflexão de ondas
É o fenômeno que ocorre quando uma onda incide sobre um obstáculo e retorna ao meio de propagação, mantendo as características da onda incidente. Independente do tipo de onda, o módulo da sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ondas
  • a onda
  • Ondas
  • Ondas
  • A Onda
  • A onda
  • A onda
  • A onda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!