Ondas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O mundo está repleto de oscilações, nas quais os objetos se movem repetidamente de um lado para o outro. Todo o sistema oscilatório, seja ele um trampolim ou uma corda de violino, possuicerta “elasticidade” e uma certa ” inércia” e se parece com um oscilador linear.
Um movimento ondulatório pode ser verificado em um lago, sons musicais que podemos ouvir, ou seja, uma onda surgequando um sistema é deslocado de sua posição de equilíbrio e a perturbação pode se deslocar ou se propagar de uma região para outra do sistema exemplos ondulatórios podem ser o som, a luz, as ondas domar, a transmissão de rádio e de televisão e os terremotos, as ondas são relevantes em todos os ramos das ciências físicas e biológicas, e o seu conceito constitui um dos mais importantes fiosunificadores que costuram o tecido inteiro das ciências naturais (Sears Zemansk,............).
Num sentido bastante amplo o conceito de onda é “qualquer sinal que se transmite de um ponto a outro de um meio,com velocidade definida” (NUSSENZVEIG, 2002).
Numa corda pode-se ter ondas progressivas propagando somente num sentido para a direita ou esquerda, enquanto não atingirem a extremidade da corda. Aoatingir a extremidade da corda uma onda progressiva é refletida, gerando outra onda progressiva em sentido oposto (Fig. 1).

|
Figura- 1 |

Os comprimentos de onda das ondas estacionárias podemser estabelecidas numa corda de comprimento L com suas extremidades fixas. As frequências e as posições dos nós correspondentes são dadas por fn=vλ0=v2Ln=v2L.n , n= 1, 2, 3, ....
Desse modo, para n= 1 temos n = 0 e n = 1. A onda estacionária correspondente tem dois nós, nas posições x = 0 e x = L. (Fig. 2 (a)).
Para n = 2 temos n = 0, n = 1 e n = 2. A onda estacionária correspondente temtrês nós, nas posições x = 0, x = L/2 e x = L (Fig. 2 (b)).
Para n = 3 temos n = 0, n = 1, n = 2 e n = 3. A onda estacionária correspondente tem quatro nós, nas posições x = 0, x = L/3, x = 2L/3 e x...
tracking img