Ondas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1° Reflexão:

Quando ondas sonoras AB, A’B’, A”B” provenientes de um ponto P encontram um obstáculo plano, rígido, MN, produz-se reflexão das ondas sobre o obstáculo. 
Na volta, produz-se umasérie de ondas refletidas CD, C’D’, que se propagam em sentido inverso ao das ondas incidentes e se comportam como se emanassem de uma fonte P’, simétrica da fonte P em relação ao ponto refletor. 
Areflexão do som pode ocasionar os fenômenos eco e reverberação. 

3° Reverberação: 

Em grandes salas fechadas ocorre o encontro do som com as paredes. Esse encontro produz reflexões múltiplas que,além de reforçar o som, prolongam-no durante algum tempo depois de cessada a emissão. 
É esse prolongamento que constitui a reverberação. 
A reverberação ocorre quando o som refletido atinge oobservador no instante em que o som direito está se extinguindo, ocasionando o prolongamento da sensação auditiva

4° Refração 

Consiste em a onda sonora passar de um meio para o outro, mudando suavelocidade de propagação e comprimento de onda, mas mantendo constante a freqüência.

5° Difração: 

Fenômeno em que uma onda sonora pode transpor obstáculos. 
Quando se coloca um obstáculoentre uma fonte sonora e o ouvido, por exemplo, o som é enfraquecido, porém não extinto. Logo, as ondas sonoras não se propagam somente em linha reta, mas sofrem desvios nas extremidades dos obstáculosque encontram. 

6° Interferência:

Consiste em um recebimento de dois ou mais sons de fontes diferentes. 
Neste caso, teremos uma região do espaço na qual, em certos pontos, ouviremos um somforte, e em outros, um som fraco ou ausência de som.

Som forte -> à interferência construtiva
Som fraco -> à interferência destrutiva 

7° A polarização
A polarização é um fenômeno que ocorresomente em ondas transversais, ou seja, o som jamais poderá ser polarizado. 

Vejamos uma experiência que nos mostra que a luz pode sim ser polarizada, ocorrendo uma evidência de que ela é uma onda...
tracking img