Ondas e antenas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Antena YagiRESUMO


A aula de laboratório mostra na prática o que é passado aos alunos em teoria, tornando possível aos mesmos analisar o uso de elementos refletores e diretores utilizados para aumentar a diretividade e o ganho da antena. Como também adquirir prática com os aparelhos presentes no laboratório.
Aslinhas de transmissão são circuitos usados para transferir a informação de um amplificador a uma carga e vice-versa. É importante que seus comprimentos sejam mantidos nos mínimos necessários para reduzir suas perdas, que aumentam com o aumento do valor da freqüência.
Observando-se os procedimentos e técnicas utilizados em medições, percebe-se que a presença de corpos e objetos pode ocasionarinterferências e perdas de sinal, ocasionando resultados indesejados. Dessa forma, entende-se que é necessária cautela e precisão nas medições.






























































1. INTRODUÇÃO


A realização prática de laboratório com Antena Yagi, foi realizada utilizando a montagem de umesquema, o qual foi formado por uma Base principal, um Painel da Antena, o Mastro da Antena, Antena Yagi com balun, Haste refletora, Medidor de intensidade de campo (MIC), Cabo coaxial RG 58 de 9” BNC/BNC, Escala de plotagem polar do mastro, Fita métrica, Cabo de 10” com plug P2 e plug banana, Multímetro digital, possibilitando as medições e análise do sinal.
O esquema partia do mastro da antenaconectado ao painel no espaço reservado. A antena dipolo anexada ao topo do mastro, onde o painel foi inserido dentro desta base ajustado a uma voltagem negativa de controle (variação de -5 a -16VCC, para potencia de saída de RF).
Foi imprescindível ao experimento que o local da antena TX estivesse livre de materiais metálicos (Osciloscópio, geradores etc) que pudessem prejudicar asmedidas por motivos de reflexões indesejáveis. Tais materiais devem estar distantes da antena TX. Inclusive o corpo do operador da experiência que deveria estar a pelo menos um metro de distancia.
Cuidados e atenção ao manusear os equipamentos foram imprescindíveis para a obtenção das medidas e análises dos resultados obtidos como também a influência do meio, pois cada erro poderia causarinterferência no sinal e alterá-lo.


















































2. METODOLOGIA E RESULTADOS


1. Material Utilizado
01-Base Principal
02-Painel da Antena
03-Mastro da Antena
04-Antena Yagi com balun
05-Haste refletora
06-Medidor de intensidade de campo (MIC)07-Cabo coaxial RG 58 de 9” BNC/BNC
08-Escala de plotagem polar do mastro
09-Fita métrica
10-Cabo de 10” com plug P2 e plug banana
11-Multímetro Digital


2. Resultados obtidos em medições
De posse do esquema montado realizaram-se os seguintes processos.
Antena Yagi completa:
Ao ajustar a distancia entre a Antena Yagi em 0° e oMIC a 25µA, obteve-se a distancia em metros de 1,15m. Girou-se 180° a Antena Yagi, ajustou-se a distancia entre as duas antenas (MIC e TX) de modo que o valor do MIC fosse 25µA, e obteve-se a distancia em metros de 0,27m.
De posse dessas duas distancias efetivou-se o cálculo do valor da relação frente-costa da antena Yagi, dB = 20 log (1,15/0,27), onde o valor de dB é igual a 12,56dB....
tracking img