Ondas sonoras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ondas Sonoras
Amplitude: é a altura de uma crista.
Freqüência: é o número de ondas formadas em um segundo. Uma medida de frequência de onda é o Hz.
Velocidade: cada onda se propaga com umadeterminada velocidade. No ar, as ondas sonoras se propagam com a velocidade de 330 m/s; as ondas luminosas com a velocidade de cerca de 300.000 Km por segundo. Para calcular a velocidade de uma onda,aplica-se a seguinte fórmula: V = x 1, ou seja, velocidade igual a frequência vezes o comprimento da onda.
Por exemplo: A frequência de uma onda que se propaga no ar é de 80 vibrações por segundo, e seucomprimento é de 2m. Qual a velocidade de propagação desta onda?
V = x 1 → v = 80 x 2 → v = 160 m/s
SOM
O som está presente em quase todas as situações. Uma perturbação produzida em um ponto de ummeio, propaga-se progressivamente a todos os pontos deste meio. A buzina, os alto-falantes da eletrola ou do rádio, o fone do telefone, são dispositivos capazes de transformar a energia elétrica emenergia sonora.
O som propaga-se por meio de ondas, e as ondas transportam energia que se propaga através de um meio elástico como as ondas sonoras, ou até no vácuo como as ondas luminosas. Só se propagaem substâncias que podem ser comprimidas. Ele se propaga em gases, líquidos e sólidos.
No ar a velocidade de propagação do som é de 330 m/s. A partir de 0 c, há um aumento de 60 cm/s, para cadaaumento de 1 c na temperatura do ar. Essa velocidade em líquidos é maior do que no ar, em média é de 1.435 m/s. Nos líquidos essa velocidade é muito grande, em média é de 3.000 m/s.
ELEMENTOS BÁSICOS DEUM SOM
Timbre: é a qualidade do som que nos permite identificar sua origem.
Intensidade: é uma qualidade do som que nos permite distinguir sons fortes de sons fracos. A medida da intensidade do somé o decibel (dB). A intensidade de quando falamos é de 40 dB. A partir de 120 dB, o som começa a prejudicar nossa audição.
Altura: é uma qualidade do som que nos permite distinguir os sons graves...
tracking img