Ondas em uma corda.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (849 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Física experimental II
Experimento: Ondas em uma corda.

Resumo:

O presente experimento tem como objetivo estudar o fenômeno de ressonância juntamente com a produção de ondasestacionárias em uma corda. No experimento buscou aumentar e diminuir a quantidade de vales, alterando a freqüência que vibração, na busca de conseguir o maior número de vales possível.

Introdução:

Omovimento ondulatório é o transporte de energia de momento de um ponto a outro do espaço sem transporte simultâneo de matéria.

[pic]
Figura 1: Montagem experimental.

Pode-se representar aEquação de Onda como,


(1)

sendo que a velocidade da onda seja equivalente a,




(2)

de acordo com a Tensão, que é descrita pela 2ª Lei de Newton,(3)

consideramos também, que a Densidade Linear do fio seja,


. (4)

Para este procedimento, teve-se que analisar dados obtidos experimentalmente através do sistema descritono procedimento experimental e ilustrado na figura 1. Sendo que configurou-se a ferramenta (que nomeamos de vibrador), de modo que, fizemos um fio entrar em regime de ressonância, uma condição deveser descrita para que este fenômeno aconteça. O vibrador fazendo o fio oscilar, ele entra em condição de ressonância e assim é possível observar-se valores de nós e de vales e cristas, que é ilustradopela figura 1, e que podemos relacionar através de:

p => é o número de nós no fio.
n=>é o número de vales ou cristas no fio.

(5)
ou
(6)

E a frequência do vibradoré considerada como:

[pic]
Sendo,

(7)


então:


(8)


Procedimento Experimental:

Neste experimento iniciamos fazendo a medida do comprimento e massa dacorda, para assim fazer o calculo da densidade linear da corda. Em seqüência regulou-se o aparelho a freqüência máxima, mediu-se o comprimento L da corda que corresponde ao comprimento do vibrador até...
tracking img