Onda de choque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ondas de choque
As ondas de choque são perturbações de propagação cujas propriedades (temperatura, densidade e pressão) variam. São produzidas quando se atinge uma velocidade acima da velocidade do som.
Onda de choque é uma onda caracterizada por ser um distúrbio em propagação onde propriedades como velocidade, pressão, temperatura ou densidade variam de maneira abrupta e quase descontínua.Esta onda pode ocorrer tanto em meios físicos, propagando-se de maneira mecânica, quanto em campos como o campo elétrico e o campo magnético.
Uma onda de choque se forma nos gases sempre que a velocidade do gás é maior que a velocidade do som nele. Quando um avião atinge exatamente a velocidade do som, as ondas sonoras que ele está emitindo passam a se condensar a sua frente por estarem sepropagando na mesma velocidade.[1][2]
Isto provoca um aumento da pressão nesta região gerando uma onda de choque que também recebe o nome de estrondo sônico notado em aviões que quebram a barreira do som. Para estes aviões, formas especiais de fuselagem se tornam necessárias para superar os efeitos de encontrar esta onda de choque. Efeito semelhante pode ser observado em trens de alta velocidade quandoentram em túneis. Um dos famosos casos envolvendo ondas de choque causados por aeronaves se deu no domingo de 1 de julho de 2012, quando um caça Mirage F 2000 da Força Aérea Brasileira fez quebrar os vidros do Supremo Tribunal Federal, em Brasília.[3][4]
Outra onda de choque muito comum é o trovão. Quando uma descarga elétrica de grande intensidade corta a atmosfera na forma de um raio, provocaum aquecimento muito intenso que leva a uma expansão rápida do ar ao redor do raio. Como a velocidade da expansão excede a velocidade do som, ouvimos o estrondo sônico na forma de um trovão.
Uma onda de choque envolvendo partículas é a causa do Efeito Tcherenkov. Quando uma partícula acima da velocidade da luz atravessa um meio isolante, libera energia em forma de radiação eletromagnética quepode estar dentro do espectro visível o que possibilita observar um rastro brilhante marcando sua passagem.
As ondas de choque também têm efeitos terapêuticos em patologia músculo-esquelética de carácter crónico no âmbito da Medicina Física e de Reabilitação.

Avião se deslocando com a velocidade do som. As cristas das ondas tangenciam o mesmo ponto.
Na figura acima podemos verificar aformação de ondas de choque. Essas ondas são ondas mecânicas com frequência e densidade de energia altas.

A figura acima nos mostra um avião que viaja à mesma velocidade do som, então podemos perceber que o avião está viajando com a mesma velocidade das ondas produzida por ele. Assim, os círculos tangenciam o mesmo ponto, onde todas as frentes de onda se somam e a perturbação no meio fica muitogrande, resultando em uma onda de choque.

Na figura abaixo podemos ver que para um avião que voa com velocidade maior que a velocidade do som, as cristas das ondas formam uma série de círculos dispostos. Temos a formação de um cone quando traçamos retas tangentes aos círculos.
Para um observador que esteja situado em um ponto fora da região coberta pelos círculos, nenhum som será detectado. Masquando a região que abrange os círculos passar pelo observador, ele sentirá uma brusca variação na pressão, como se fosse uma pequena explosão, ou uma onda de choque.
EXPLOSIVOS - PARTE TEÓRICA

INTRODUÇÃO
CONCEITO:
            Explosivos são substâncias que, através de reação química muito rápida (na maioria das vezes com violência), liberam grande quantidade de calor e gases, gerandopressões elevadíssimas e de grande poder destruidor. Essa reação denomina-se explosão e gera no ar uma onda destruídora denominada efeito de sopro (nos liquidos e sólidos esta onda destruídora  recebe o nome de efeito ou onda de choque).
            A velocidade com que a reação química se propaga  no explosivo (velocidade de queima) permite classificar os diferentes tipos de explosivos como :...
tracking img