Oncologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM: A EXPERIÊNCIA DE BELÉM DO PARÁ DO PONTO DE VISTA DOS RESIDENTES

FERNANDES, M. R.; SOARES, F.S.

RESUMO:
Introdução: O estudo busca analisar a contribuição trazida pela residência em enfermagem do Hospital Ophir Loyola (Belém/PA) segundo a visão dos residentes do curso. Os objetivos foram identificar as expectativas dos residentes ao entrarem no Curso deEspecialização nos Moldes de Residência em Enfermagem, identificar a importância dessa modalidade para a carreira profissional e identificar os aspectos negativos do programa propondo melhorias para o projeto da residência Estado do Pará. Método: Foi realizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados utilizando-se um questionário com perguntas abertas, sendo organizadossegundo o método de Análise de Conteúdo. Resultados: A população do estudo foi composta por 21 residentes em enfermagem. Em relação a expectativa dos residentes ao entrarem no programa observou-se que 90% visava o desenvolvimento das habilidades práticas preparando para o exercício profissional. Quanto a importância da residência para carreira profissional entrevistados apontaram a residência emenfermagem como um marco em sua vida profissional, uma transição amena entre a universidade e o mercado de trabalho, onde citam a vivência como uma capacitação profissional. Em relação aos aspectos negativos do curso de residência são relacionados à capacitação prática e teórica para o desempenho profissional; ao reconhecimento profissional; à preceptoria; e ao projeto pedagógico do curso.Conclusão: A análise dos dados mostrou a relevância da residência de enfermagem como forma de capacitação profissional e evidenciou dificuldades que devem ser solucionadas para o aprimoramento desta modalidade de ensino.
Palavras-chave: residência, enfermagem e capacitação.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O Curso de especialização hoje se impõe e se difunde em todos os países como a consequência naturaldo extraordinário progresso do saber em todos os setores, confirmando que se torna impossível proporcionar treinamento completo e adequado para muitas carreiras profissionais nos limites dos cursos de graduação. Atualmente, o acadêmico somente poderá obter na graduação, os conhecimentos exigidos pela proposta do curso determinada pela LDB. Assim é concebido o Curso de Especialização, devido à suareconhecida e fundamental importância para a contribuição da formação profissional.

A Residência em enfermagem é uma modalidade de ensino de pós-graduação latu sensu destinada aos profissionais enfermeiros, caracterizada pelo desenvolvimento das competências técnico-científicas e éticas, decorrentes do treinamento em serviço (BRASIL, 2001).

O primeiro programa de Residência deEnfermagem implantado no Brasil se deu no Hospital Infantil do Morumbi, em São Paulo, no ano de 1961, e tinha como objetivo capacitar os recém-formados para a prática profissional (BARROS e MENDES, 2000; CYLINDRO et al, 2000). Na década de 70, houve a expansão de novos programas de residência de enfermagem nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, Pará e Paraíba. Na década de 90, verificou-se osurgimento de residências em enfermagem também no estado de São Paulo (CYLINDRO et al, 2000).

Cabe ressaltar que a residência em enfermagem ainda não é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A regulamentação dessa modalidade de ensino tem sido discutida pelos órgãos dirigentes da área, como Associação Brasileira de Enfermagem e Conselho Federal de Enfermagem (CYLINDRO et al, 2000).Atualmente o que existe é um projeto de lei nª 2.264/96 tramitando no Congresso Nacional o qual regulamenta essa modalidade de ensino e a Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005, que institui a Residência em Área Profissional da Saúde e criou a Comissão Multiprofissional em Saúde. Há também a Portaria Interministerial número 45, de 12 de janeiro de 2007, que dispõe sobre a Residência em Área...
tracking img