Oncologia pediatrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psico-Oncologia e manejo de procedimentos invasivos em Oncologia pediátrica: uma revisão de literatura
Áderson L. Costa Jr.1
Universidade de Brasília

Resumo
Este texto descreve alguns tópicos de pesquisa em Psico-Oncologia Pediátrica, discutindo-se a necessidade da implementação de estudos de intervenção que investiguem, entre outros temas, o manejo de procedimentos médicos invasivos emOncologia e o(s) efeito(s) das intervenções efetuadas, pelos profissionais de saúde, sobre o repertório de comportamentos da criança. Descreve-se e analisa-se, criticamente, as principais medidas tomadas em estudos que avaliam o comportamento de crianças submetidas a procedimentos médicos invasivos, apontando-se a pesquisa comportamental como útil à geração de informações acerca da relaçãofuncional entre o contexto de procedimentos invasivos e os comportamentos da criança.
Palavras-chave: Psico-Oncologia Pediátrica; procedimentos invasivos em Oncologia; preparação psicológica para procedimentos invasivos; pesquisa comportamental.
Psychoncology and the management of Invasive procedures in pediatric Oncology: a literature review
Abstract
This paper intends to describe the mainresearch topics on Pediatric Psychooncology. It discusses the intervention studies implementation needs, that tends to investigate medical invasive procedures management on Oncology and effects of interventions, made by health profissionals, about child behavior. We describe and analise the main actions taken on studies evaluate child behavior on invasive medical procedures. Finally, it point outbehavioral research as a useful tool for information supply about the functional relationship in between invasive procedures context and child behaviors.
Keywords: Pediatric Psychoncology; invasive procedures; psychological preparation for medical invasive procedures; behavioral research.

A Oncologia Pediátrica e a Psicologia
Considerando a Oncologia Pediátrica como a área da Medicina queestuda o câncer em crianças, a Psico-Oncologia Pediátrica pode ser caracterizada como o campo da Psicologia da Saúde que estuda a influência de fatores psicológicos sobre o desenvolvimento e a manifestação do câncer infantil.
Embora a investigação de fatores etiológicos e de variáveis psicológicas que pudessem explicar a vulnerabilidade individual ao câncer tenha mais de um século de história, oprimeiro estudo publicado sobre a descrição de variáveis psicológicas em pacientes oncológicos ocorreu no início da década de 50. Holland (1991), todavia, ressalta que os avanços mais significativos em Psico-Oncologia foram obtidos, somente, a partir da década de 80, com o delineamento de pesquisas que buscavam identificar variáveis sociais intervenientes sobre o ciclo do câncer (prevenção,diagnóstico, tratamento e reabilitação); uma abordagem mais humanística ao paciente, incluindo estudos sobre controle de dor, medidas de qualidade de vida, efeitos de intervenções multiprofissionais e estratégias de suporte psicossocial ao paciente constituíram algumas temáticas incluídas nas preocupações de pesquisadores e profissionais da área.
Na mesma direção, Bayés (1996), reconhecendo os avançosdo conhecimento em Psico-Oncologia, observa que, até o início da década de 80, investigações detalhadas acerca da influência de fatores de natureza psicológica sobre o desenvolvimento do câncer não constituíam atividades de rotina em centros médicos especializados. Investigações clínicas, por exemplo, não permitiam esclarecer, suficientemente, o impacto de variáveis psicossociais, consideradasisoladamente ou em conjunto, sobre o tratamento do câncer. Crianças com quadros clínicos semelhantes, incluindo diagnósticos e prognósticos, apresentavam evoluções clínicas diferenciadas sem que os profissionais da saúde pudessem apontar elementos explicativos suficientes.
Atualmente, embora reconhecidos como condicionantes sobre a manifestação do câncer e intervenientes sobre os tratamento(s)...
tracking img