Oncologia ca mama e colo do útero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FAHESA- Faculdade de Ciências Humanas,Econômicas e da Saúde de Araguaina
ITPAC- Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos Ltda
CURSO DE BACHAREL EM EMFERMAGEM


































PREVENÇÃO PRIMÁRIA E SECUNDÁRIA DO CÂNCER DE MAMA E CÂNCER DO COLO DO ÚTERO


















Ana Paula Sousa Moura
CarolineBorges Tomazi
Daniela de Souza Silva
Nathalia Silva Sousa
Neyra Renha de Souza
Tuliana Pereira Santos

















Araguaina- TO
ABRIL/2013
Ana Paula Sousa Moura
Caroline Borges Tomazi
Daniela de Souza Silva
Nathalia Silva Souza
Neyra Renha de Souza
Tuliana Pereira Santos




























PREVENÇÃOPRIMÁRIA E SECUNDÁRIA DO CÂNCER DE MAMA E CÂNCER DO COLO DO ÚTERO









Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Cuidado de Enfermagem em Oncologia do Curso de Bacharel em Enfermagem da FAHESA/ITPAC


Profª Juliana Maciel PintoAraguaina- TO
ABRIL/2013
1. INTRODUÇÃO




O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo, e o mais comum entre as mulheres. Somente em 2010, o Brasil registrou mais de 49 mil novos casos e 11,8 mil mortes pela doença de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ele é seguido pelo câncer de colo de útero, o segundo que mais aparece na população feminina,e que constitui a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4,8 mil vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos.
Os dois tipos de câncer, contudo, têm chances altíssimas de cura caso descobertos em estágios iniciais. Para a mama, a cura fica em torno de 90% se o tumor for diagnosticado precocemente. No caso do colo do útero, chega a 100%. “A cura é tão alta,quanto mais cedo for descoberto e, para isso, a única coisa que as mulheres precisam fazer são os exames de prevenção, que são simples e estão disponíveis na rede pública”, explica Alexandre Pupo, ginecologista com especialidade em câncer de mama e ginecológico do Hospital Sírio-Libanês (São Paulo-SP).
De acordo com os dados de dez registros de câncer de base populacional do Brasil, os tumoresmais freqüentes no país são próstata, pulmão, estômago, cólon e reto e esôfago na população masculina. Em mulheres, predomina o câncer de mama, seguido pelos cânceres de colo uterino, cólon e reto, pulmão e estômago. Vale destacar que, segundo a Organização Mundial de Saúde (2002),sobressaem-se, entre os cinco tipos de câncer mais freqüentes, os tumores de pulmão, de cólon e reto e de estômago,tanto nos países industrializados, quanto nos países em desenvolvimento. Com relação ao sexo, a prevalência de câncer entre homens e mulheres é muito similar nos países desenvolvidos, enquanto nos países em desenvolvimento, a prevalência nas mulheres é 25% maior, o que reflete o predomínio, em homens, de localizações de câncer com pior sobrevida, tais como fígado, esôfago e estômago. As principaiscausas de morte por câncer no Brasil em 2001 foram os tumores de pulmão, próstata, estômago, esôfago e boca e faringe em homens e os tumores de mama, pulmão, cólon e reto, colo de útero e estômago em mulheres. Vale comentar que, em estudo conduzido para analisar a mortalidade por câncer no Brasil no período compreendido entre 1980 e 1995, foram constatados como principais causas de óbito o câncer depulmão em homens e o câncer de mama em mulheres, com risco de morte aumentado nas regiões Sul e Sudeste, as mais desenvolvidas do país.
























































2. REFERENCIAL TÉORICO


1. CÂNCER DE MAMA E CÂNCER DO COLO DO ÚTERO


O câncer de mama é um grupo heterogêneo de doenças, com...
tracking img