On-time or on-budget

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia

On-Time or On-Budget

UNIP Interativa
2011
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia

On-Time or On-Budget

Curso: Gestão em Tecnologia da Informação
Semestre: 3º Semestre

UNIP Interativa
2011

Resumo
Apresentaremos neste projeto um análise da materiapublicada pela Consultoria Gartner, comparando a métrica do estudo com algumas situações no Brasil para determinar o grau de similiridade que existem entre outros paises e o Brasil no que respeita ao track record de projetos realizados.
Analisaremos também um processo de terciarização do desenvolvimento de um projeto e também as diferentes ferramentas que temos para determinar se um projeto estaseguindo o curso desejado ou se o projeto deve ser corregido para que não continúe sua desviação evitando assim mais atrasos e estouro de orçamento.
Finalizaremos com um capítulo onde colocaremos um exemplo real de métricas (baseado em um caso suposto) mostrando como elas podem ser utilizadas e até graficadas para poder detectar desvios de maneira rápida e eficiente.

Palavras-chave: projectmanagement, gartner, project triangle.

Abstract

Key words: project management, gartner, project triangle.

Sumário
Resumo 3
Abstract 4
Sumário 5
Introdução 1
Capitulo 1 – Gartner 2
Capítulo 2 – Desenvolvimento Terciarizado 5
Capítulo 3 – Caso de Estudo 7
Conclusão 8
Referências 9

Introdução
Sempre quando realizamos um projeto novo, procuramos usar as ferramentas maisnovas a nossa disposição, isto pode ser um grande beneficio na área de TI já que começar a desenvolver um projeto com uma tecnologia fora de moda pode trazer grander custos no futuro próximo ao ter que novamente atualizar a tecnologia para atender demandas que podem não ser possível com a tecnologia inicialmente utilizada.
Neste projeto, apresentaremos toda a informação necessária para poderdesenvolver a nova intranet da UNIP utilizando o conceito da WEB3.0, utilizaremos a liguagem de modelagem UML para gerar todos os diagramas que delimitarão o escopo do projeto como também especificarão os artefatos a produzir e servião também como um garantia para apresentar ao cliente ao final do projeto para comprovar que o entregado era o pactado no começo do projeto.
Trataremos também aresponsabilidade do Reitor da UNIP que será a pessoa designada para tomar decisões no projeto e os possíveis impactos a ter caso a informação do projeto seja feita pública ou vazada a universidades competidoras antes da finalização do projeto.

Capitulo 1 – Gartner
A consultoria Gartner levanta pontos interessantes sobre o desenvolvimento de projetos de IT hoje em dia, devemos considerar que a Gartner éuma empresa global e que por isto sua investigação não esta só orientada aos Estados Unidos e sim a todas as empresas que utilizam projetos de IT tanto in-House ou terciarizados.
A Gartner menciona vários pontos críticos que realmente no dia a dia dos projetos, não são vistos nem detectados pelas partes contratantes do projeto, sejam elas outros setores da organização ou outras empresas. Semprese enxerga um projeto de IT como algo que se deve primeiro estudar (determinar o escopo), logo orçamentar e após aprovado este orçamento, realizar, mas isto está muito longe da realidade. Os projetos são entidades vivas, eles nascem, crescen e mudam, este crescimento e mudança se dá por muitas razões diferentes, seja ela algum item que ficou fora do escopo, uma nova necessidade que surgiu ou atépor querer incluir alguma funcionalidade que não estava prevista mas que o cliente do projeto deve ter para realmente obter um ROI mais de acordo com suas metas.
Como mencionado no site Executive Brief:
“Projetos podem mudar pelas seguintes razões: Requerimentos incompletos, reestruturação organizacional, fatores externos como fornecedores, novas tecnologias, entre outros.” (Executive Brief,...
tracking img