Omeopatia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando o Dr. Celso Fernandes Batello me pediu para fazer o prefácio de seu livro “Homeopatia x Alopatia?” fiquei muito satisfeito. Sei bem que um prefácio se destina a falar do livro em si, noentanto prefiro começar tecendo considerações sobre o autor. Conheço-o desde antes de cursar medicina Na Fundação ABC, onde fui seu professor. Depois disso, conheci-o melhor quando fez sua formação emanestesiologia clínica no hospital São Caetano, onde dirijo o serviço e a residência na área. O fato de o Dr. Batello convidar um não-homeopata para prefaciar seu livro dá uma dimensão daquilo que eledeseja alcançar.
Sou alopata por formação e ele também o é; recebeu de nós alguns dos princípios que o norteiam até hoje: “Esteja você onde estiver, apenas está começando”, “Primum non nocere”, Apercepção é finita, mas o conhecimento humano é infinito, e “Muita atenção em todos os atos médicos”. De maneira jocosa e agradável ele resumia tudo isso com a expressão: “Olho de lince em todos osprocedimentos”.
Durante a sua residência, por dois anos, verificamos que a sua capacidade de trabalho era muito grande, destacando-se por sua habilidade psicomotora, organização, pontualidade, cortesia,aparência, relacionamento com colegas, enfermeiras e superiores. Além disso, se destacava pela sua inteligência privilegiada, pelo interesse pelos conhecimentos adquiridos, cultura geral médica e,como virtude maior de todas, “carinho, dedicação e visão de cada paciente como um todo material, emocional e espiritual”. Era um questionador inato de tudo e sempre queria saber os “porquês” daetiopatogenia das doenças, não aceitando facilmente o convencional.
Com esse espírito fez sua formação médica, exerceu a especialidade alopática por alguns anos e a seguir se dedicou à Homeopatia. Pordefinição, as duas agem sobre as doenças por um método diferente, mas ele sempre viu o homem de uma forma holística, usando a empatia e a intuição como fatores básicos para um entendimento das...
tracking img