Om Rio Pasta 42438 CI NCIAS CONTABEIS 1 M Dulo

959 palavras 4 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ciÊncias contÁbeis

OMÁRIO BONFIM ERNESTO GONÇALVES DOS SANTOS

OS CONCEITOS DE CONTABILIDADE E PATRIMÔNIO

PALMAS
2008

OMÁRIO BONFIM ERNESTO GONÇALVES DOS SANTOS

OS CONCEITOS DA CONTABILIDADE E PATRIMÔNIO

Trabalho apresentado ao Curso (Ciências Contábeis) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Contabilidade Básica].

Orientador: Prof. Me. Regis Garcia

Palmas
2008
INTRODUÇÃO

Ao comesarmos fazer a realização desse trabalho, abordaremos o assunto, os conceitos de contabilidade e patrimônio, e o que ele significa nesse espaço do mundo contábil, e falaremos como e realizado a contabilidade basica no modo atual de hoje.

DESENVOLVIMENTO

O que siginica escrituração?
É uma das técnicas realizadas pela contabilidade; consiste em registrar, nos livros próprios, os acontecimentos que provocam modificações do patrimonio da empresa.
A escrituração começa pelo livro diário, no qual todos os registros são efetuados mediate documentos que comprovem as ocorrências dos fatos. Os documentos mais comuns são: notas fiscais, recibos de aluguéis, contas de água e esgoto, notas ficais de fornecedores de energia elétrica, faturas, duplicatas, contratos etc...
Nos conceitos de contabilidade e patrimônia, falaremos sobre alguns tópicos, na area de aplicação e usuarios da contabilidade.

Qual é o campo de aplicação da contabilidade?
O campo de aplicação da contabilidade abrange todas as entidades econômicas-administrativas, até mesmo as pessoas de direitos públicos, como a união, os estados, os municípios, as autarquias etc...
Entidade econômicas-administrativas – São organizações que reúnem os seguintes elementos: pessoas, patrimônio, titular, ações administrativas e fim determinados.
As entidades econômico-administrativo, considerando-se o fim a que se destinam, podem ser classificadas em instituicões e empresas.
Instituições:

Relacionados