Ologopolio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
Introdução 2
Objectivos 2
Geral: 2
específicos: 2
Métodos: 2
Oligopólio 3
Factores que Funcionam como Barreiras na Estrutura Oligopolista 3
Características de Oligopólio 4
Equilíbrio no Oligopólio 4
Teoria dos Jogos e a Economia das Cooperções 5
Liderança de Preços 6
A Propaganda 7
Conclusão 8
Referências Bibliográficas 9



Introdução

O presente trabalho compreende aessência e a natureza do Oligopólio. Primeiramente começa-se por definir o Oligopólio por vários Autores. No desenvolvimento encontra-se factores que funcionam como barreiras na estrutura Oligopolista, características, equilíbrios e vários outros pressupostos.
Objectivos
Geral:
* Definir a natureza do Oligopólio.

específicos:
* Analisar até que ponto o oligopolista maximiza o seu lucro;
*Avaliar o nosso mercado e o Oligopólio.

Métodos:
* Pesquisa de obras literária e a compilação com a internet.

Oligopólio
Segundo Mankiw (2005), oligopólio é uma estrutura de mercado em que apenas poucos vendedores oferecem produtos similares e idênticos.
Exemplos:
* Mercado de petróleo cru;
* Mercado de bola de ténis;
* Mercado da rede de telefonia móvel.
Segundo PINHO, Vascosselo(2005), oligopólio é uma estrutura de mercado com pequeno número de Empresas que dominam o mercado, formando barreiras a entrada de novas empresas. As organizações podem fazer parte do mercado oligopolista das seguintes formas:
* Oligopólio contratado: onde um pequeno número de empresas dominam um determinado sector.
* Oligopólio competitivo: onde um pequeno número de organizações dominam umsector com muitas empresas.
Algumas empresas propõem-se em maximizar seus lucros, enquanto outras preferem maximizar a participação no mercado ou a margem de ganho sobre os custos. Esses objectivos tanto definem a estrutura de mercado a que a organização pertence, assim como influenciará a informação de seus preços.
Factores que Funcionam como Barreiras na Estrutura Oligopolista

SegundoVasconcellos (1996, pag. 136), considera os principais factores que irão funcionar como barreira na estrutura oligopolista, são a protecção de patentes, controle de matérias-primas chaves, tradição e oligopólio puro ou natural.
Este último ocorre porque alguns produtos só podem ser produzidos por empresas de grande parte, pelo facto de exigirem um grande arcabouço tecnológico, o que amplia os custos deprodução e força, naturalmente, há baixa concorrência uma vez que apenas um pequeno número de empresa suporta esse formato. A indústria auto motiva é um exemplo de oligopólio natural.

Características de Oligopólio

São descritos como características das organizações oligopolistas os seguintes pontos:
* Existe um pequeno número de firmas produtoras, ou mesmo existindo um grande número de empresas,poucas dominam o mercado; as empresas que produzem um produto homogêneo (Ex: aço, as linhas de telefonia móvel Mcel e Vodacom).
* As firmas tê como considerável influência sobre os preços de produtos no mercado. As empresas podem discriminar preços e na há uma teoria geral oligopolista, apenas casos, porque eles são muito diferentes entre si;
* Existem barreiras (obstáulos) de entrada e saídade firmas produtoras no mercado. Os lucros podem ser económicos tanto no curto como no longo prazo. No curto prazo, as barreiras podem ser naturais ou artificiais. No longo prazo, são possíveis alguns ajustamentos na indústria, sob a forma de entrada de novas firmas e saídas de firmas antigas.

Sobre estas características, Rossetti (2003, pag. 403) assegura não ser possível adoptar umarigorosidade na determinação das peculiaridades das organizações em oligopólio. Ele afirma que: as estruturas oligoloistas não se caracterizam por factores determinantes puros e extremados. Os tios possíveis de facto, observados na realidade são de alta variabilidade. Em todas características desta estrutura de mercado, os conceitos flexíveis, comparativamente aos casos extremados de concorrência...
tracking img