Oliver cromwell

O ELEITO DE DEUS: OLIVER CROMWELL E A REVOLUÇÃO INGLESA


REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA:


HILL, Christopher. O Eleito de Deus: Oliver Cromwell e a Revolução Inglesa. São Paulo: Companhia dasLetras, 1988, 280 páginas.


INFORMAÇÃO SOBRE O AUTOR:


John Edward Christopher Hill nasceu em York em 6 de Fevereiro de 1912 e faleceu em 23 de Fevereiro de 2003. Foi um historiador marxistabritânico e professor do Baliol Colege em Oxford. Sua pesquisa e produção literária estava concentrada na Revolução Inglesa, ocorrida no século XVII. Entre suas obras constam: Lenin e a Revolução Russa(1947), O Eleito de Deus: Oliver Cromwell e a Revolução Inglesa (1970) e o Mundo de Ponta Cabeça (1977).


RESENHA:


No livro O ELEITO DE DEUS - Oliver Cromwell e a Revolução Inglesa, ChristopherHill inicialmente descreve as características das monarquias Tudor e Stuart, traçando um paralelo entre o poder que embora absoluto dos Tudors tinha uma cumplicidade com o Parlamento.

Isto é colocadode forma a caracterizar os pontos fortes e divergentes de como a economia, política, sociedade, a estabilidade do pais e a coeção do governo principalmente durante o período da rainha Elizabeth Icontra a política de seus sucessores.

Fica evidente que a dinastia Stuart era tendenciosamente absolutista e que se chocava contra os interesses do Parlamento, começando por Jaime I, que impunhaimpostos para suprir sua péssima situação financeira e também presentear seus favoritos impopulares na época.

É possivel distuiguir que em muito da impopularidade de Jaime I foi legada a seu sucesso efilho Charles I.

Assim Christopher Hill aponta estes fatores que pavimentaram o caminho que culminou com Revolução Inglesa.

Os fatos antecedentes começou a se formar no final do século XVI einicio do século XVII, onde classe burguesa anseia crescer e para tal procura fazer pressão e acesso a decisão política e econômica vigente no pais que até então os limitava.

Anteriormente, a...
tracking img