Oliver cromwell

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1541 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O ELEITO DE DEUS: OLIVER CROMWELL E A REVOLUÇÃO INGLESA


REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA:


HILL, Christopher. O Eleito de Deus: Oliver Cromwell e a Revolução Inglesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, 280 páginas.


INFORMAÇÃO SOBRE O AUTOR:


John Edward Christopher Hill nasceu em York em 6 de Fevereiro de 1912 e faleceu em 23 de Fevereiro de 2003. Foi um historiador marxistabritânico e professor do Baliol Colege em Oxford. Sua pesquisa e produção literária estava concentrada na Revolução Inglesa, ocorrida no século XVII. Entre suas obras constam: Lenin e a Revolução Russa (1947), O Eleito de Deus: Oliver Cromwell e a Revolução Inglesa (1970) e o Mundo de Ponta Cabeça (1977).


RESENHA:


No livro O ELEITO DE DEUS - Oliver Cromwell e a Revolução Inglesa, ChristopherHill inicialmente descreve as características das monarquias Tudor e Stuart, traçando um paralelo entre o poder que embora absoluto dos Tudors tinha uma cumplicidade com o Parlamento.

Isto é colocado de forma a caracterizar os pontos fortes e divergentes de como a economia, política, sociedade, a estabilidade do pais e a coeção do governo principalmente durante o período da rainha Elizabeth Icontra a política de seus sucessores.

Fica evidente que a dinastia Stuart era tendenciosamente absolutista e que se chocava contra os interesses do Parlamento, começando por Jaime I, que impunha impostos para suprir sua péssima situação financeira e também presentear seus favoritos impopulares na época.

É possivel distuiguir que em muito da impopularidade de Jaime I foi legada a seu sucesso efilho Charles I.

Assim Christopher Hill aponta estes fatores que pavimentaram o caminho que culminou com Revolução Inglesa.

Os fatos antecedentes começou a se formar no final do século XVI e inicio do século XVII, onde classe burguesa anseia crescer e para tal procura fazer pressão e acesso a decisão política e econômica vigente no pais que até então os limitava.

Anteriormente, a relaçãoentre a burguesia e a nobreza tinham um objetivo único de unir forças e combater os inimigos internos e externos como a Espanha e demais paises católicos como forma de firmar o anglicanismo e sua oposição total ao regime papista. Esta ações alavancaram a aplicação das teorias calvinistas para o trabalho e acúmulo de capital, como a necessidade de expandir para novos mercados.

Entretanto estacumplicidade foi quebrada por Jaime I e Carlos I por não respeitar ou aceitar os acordos existentes assim como a alta e baixa nobreza, inclusive através de seus representantes no Parlamento.

A classe burguesa, tendo seus interesses representados pela Câmara dos Comuns, consegue momentaneamente o apoio do Rei Carlos I quando assina a Petição de Direitos de forma a limitar o poder real comreferencia a aumento de impostos, taxas e sua justiça arbitrária. No entanto, Carlos I após usar os recursos oriundos da burguesia para as guerras no exterior dissolve a Câmara dos Comuns. A Câmara dos Lordes, começa a se opor ao rei pelo não cumprimento dos acordos e sua forma absolutista de governo, isto levou o rei a convocar e dissolver a câmara diversas vezes ampliando o abismo político. Comoresultado, Christopher Hill demonstra que esta ambiguidade e arbitrariedade que uniu a aristocracia à burguesia.

Carlos I, durante onze anos, apoiou-se na Câmara Estrelada, tribunal ligado ao Conselho Privado do rei. Dentre seus assessores, destacaram-se o Conde de Strafford e o arcebispo Laud, de Canterbury, responsáveis pela repressão violenta o que provocou o aumento da crescente imigração para aAmérica. Outro conflito provocado pelo rei foi a a política religiosa, quando tentou impor o anglicanismo aos escoceses que se rebelaram e invadiram o norte da Inglaterra.

O rei Carlos I derrotado nesta guerra contra a Escócia foi obrigado a convocar o Parlamento em Abril de 1640 e o dissolveu em seguida. Em Novembro, sem opções, convocou novamente o Parlamento que durou até 1653 e foi...
tracking img