Oliver air

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhembi Morumbi

Pós Graduação MBA

Gestão de Aeroportos

Marcos Paulo Soares de Oliveira
RA 20252791

Companhia aérea
Oliver Air

São Paulo
2012

Marcos Paulo Soares de Oliveira
RA 20252791

Companhia aérea
Oliver Air

Trabalho apresentado
curso de Pós Graduação
da Universidade Anhembi Morumbi
da matéria de Marketing
Professora Silvia Zanata

São Paulo2012

1.Apresentação do produto:

A Oliver-Air, a empresa aérea de bandeira brasileira começará a operar uma linha entre as cidades de São Paulo e Ribeirão Preto.
Será sediada no Aeroporto Internacional de Ribeirão Preto, e manterá a filial no aeroporto de Guarulhos,
As atividade darão início em Outubro de 2012, e operará vôos regulares de Ribeirão Preto a São Paulo e contará com umaequipe de cerca de 100 funcionários.
A frota própria da Oliver-Air contará com dois aviões novos, Embraer 190, com capacidade para transportar 114 passageiros e até 50 toneladas por viagem, incluindo itens como produtos perecíveis, animais vivos e artigos controlados.
Serão vôos diários, de segunda-feira a domingo, com um Embraer 190. Os vôos sairão do Aeroporto Internacional de São Paulo, emGuarulhos, às 19h, com chegada prevista em Ribeirão Preto às 20h. e vice-versa.
Este é o plano piloto da empresa comandada pelo empresário Oliver de Oliveira que já é do ramo da aviação e comanda o as operações do aeroporto de Ribeirão Preto.
A Oliver-Air identificou no interior do estado de São Paulo uma demanda não atendida, um espaço para crescer, a empresa passará a oferecer um produto dequalidade, alta confiabilidade e segurança a passageiros de uma região em franca expansão e carente desses serviços.

2.Analise de situação do mercado
As companhias aéreas Gol e TAM somam quase 80% de domínio no mercado da aviação civil no Brasil, segundo dados da Agência de Aviação Civil (Anac). De acordo com o órgão, a participação da TAM em 2012 soma 39,62% do mercado doméstico até o momento,contra 34,22% em 2011. Já a Gol obtem 39,08% também em 2012, contra 33,87% em 2011, observa-se um crescimento de quase 6 %.
O amplo domínio de somente duas empresas em um país de dimensões continentais afeta diretamente o bolso do brasileiro. De acordo com especialistas, a concorrência existe, mas não haveria uma disputa de forma acirrada em relação aos preços fato que deixa as tarifas mais elevadasatraindo outras empresas aéreas.
Levando em consideração um mercado praticamente inexistente e diferenciado no interior do estado de São Paulo com cidades classificadas como pontos chaves que movimentam diversos negócios da economia no estado a Oliver Air pretende iniciar os serviços entre Ribeirão Preto e São Paulo com o objetivo de ampliar as rotas a nível nacional e então entrar na concorrênciacom GOL e TAM.

Recentemente, em junho, a Gol adquiriu outra empresa em operação no mercado doméstico, a Webjet. Caso as operações da Gol e da Webjet já estivessem integradas, porém, a participação da Gol em outubro atingira 42,89% - superando assim a TAM.
Já o crescimento da Azul, segundo a Anac, manteve-se na terceira posição e ficou com 9,14% do mercado doméstico em 2012. No mesmo períododo ano passado a participação era de 6,63%.
Apesar dos desafios, a representante nacional da indústria, a Embraer, vem mantendo voos consistentes no mercado. Suas ações, por exemplo, valorizaram 35% nos últimos 12 meses, e a empresa foi recentemente incluída no Índice de Sustentabilidade Dow Jones, dos Estados Unidos, além de integrar, no Brasil, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), daBovespa.

Em números, a Embraer entregou 70 jatos comerciais e 83 executivos somente em 2010. Seu jato comercial mais vendido é o Embraer 190, com capacidade entre 98 e 114 passageiros. As aeronaves genuinamente brasileiras estão presentes em mais de 90 empresas aéreas, de 50 países.

Com base nesses dados e principalmente na parcela de sustentabilidade que a empresa brasileira Embraer está...
tracking img