Olimpismo

Mundo olíMpico

O Mundo Olímpico abrange os Jogos Olímpicos, suas origens e ideais, Olimpismo, Valores Olímpicos, atletas, esportes, símbolos, e muito mais. Para conhecê-lo melhor, é bom começarpelo Olimpismo, uma prática que pode ser adotada agora, neste instante. O caminho é simples: basta ser da paz, jogar limpo, respeitar tudo e todos, e acreditar no trabalho em equipe. Leia a cartilha,pesquise, compartilhe experiências com sua família, seus amigos.

Entre para o maravilhoso Mundo olímpico!
3

ValorEs olíMpicos
Veja como o Olimpismo está presente no dia-a-dia das pessoas. Vocêmesmo já deve ter vivenciado alguma experiência em torno dos Valores Olímpicos. Acompanhe:

E se fosse você?
Nos Jogos Olímpicos Tóquio 1964, uma dupla sueca deu exemplo de espírito esportivo. Osvelejadores Lars Gunnar Kall e Stig Lennart Kall desistiram de uma prova para ajudar dois competidores que tiveram o barco virado. Pela atitude, a dupla recebeu o primeiro Troféu Fair Play.Excelência
Significa dar o melhor de si, seja no campo de jogo, na escola, em casa ou na comunidade. É fazer o melhor, não somente para vencer, mas para participar sempre.

Lars Gunnar Käll e Stig LennartKäll abriram mão da competição para ajudar a dupla adversária. Qual seria a sua atitude? Você faria o mesmo? Em Atenas 2004, Vanderlei Cordeiro de Lima liderava a parte final da maratona quando tevesua trajetória interrompida - ele foi arrastado por um homem para fora da pista. Apesar do susto, das dores e da perda de ritmo, o brasileiro voltou a correr. Ao entrar no estádio Panathinaikos emterceiro lugar, a poucos metros da linha de chegada, Vanderlei sorria, desenhava corações no ar e mandava beijos para o público, que o aplaudia de pé. O maratonista conquistou o bronze e a medalha Pierrede Coubertin, concedida pelo COI pela “excepcional demonstração de fair play e Valores Olímpicos”. Na sua opinião, qual dos três Valores Olímpicos essa história ilustra?
3

Amizade
O esporte...
tracking img