Olimpismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mundo olíMpico

O Mundo Olímpico abrange os Jogos Olímpicos, suas origens e ideais, Olimpismo, Valores Olímpicos, atletas, esportes, símbolos, e muito mais. Para conhecê-lo melhor, é bom começar pelo Olimpismo, uma prática que pode ser adotada agora, neste instante. O caminho é simples: basta ser da paz, jogar limpo, respeitar tudo e todos, e acreditar no trabalho em equipe. Leia a cartilha,pesquise, compartilhe experiências com sua família, seus amigos.

Entre para o maravilhoso Mundo olímpico!
3

ValorEs olíMpicos
Veja como o Olimpismo está presente no dia-a-dia das pessoas. Você mesmo já deve ter vivenciado alguma experiência em torno dos Valores Olímpicos. Acompanhe:

E se fosse você?
Nos Jogos Olímpicos Tóquio 1964, uma dupla sueca deu exemplo de espírito esportivo. Osvelejadores Lars Gunnar Kall e Stig Lennart Kall desistiram de uma prova para ajudar dois competidores que tiveram o barco virado. Pela atitude, a dupla recebeu o primeiro Troféu Fair Play.

Excelência
Significa dar o melhor de si, seja no campo de jogo, na escola, em casa ou na comunidade. É fazer o melhor, não somente para vencer, mas para participar sempre.

Lars Gunnar Käll e Stig LennartKäll abriram mão da competição para ajudar a dupla adversária. Qual seria a sua atitude? Você faria o mesmo? Em Atenas 2004, Vanderlei Cordeiro de Lima liderava a parte final da maratona quando teve sua trajetória interrompida - ele foi arrastado por um homem para fora da pista. Apesar do susto, das dores e da perda de ritmo, o brasileiro voltou a correr. Ao entrar no estádio Panathinaikos emterceiro lugar, a poucos metros da linha de chegada, Vanderlei sorria, desenhava corações no ar e mandava beijos para o público, que o aplaudia de pé. O maratonista conquistou o bronze e a medalha Pierre de Coubertin, concedida pelo COI pela “excepcional demonstração de fair play e Valores Olímpicos”. Na sua opinião, qual dos três Valores Olímpicos essa história ilustra?
3

Amizade
O esporte unepessoas diferentes, independentemente de raça, religião ou o que for. Todos – da turma, da escola, do país e do mundo – podem ser amigos. Mesmo em competições, os adversários não devem ser tratados como inimigos.

Respeito
É preciso haver respeito por si mesmo, pelo outro, pelas regras, pelo meio ambiente. Respeitar o fair play (jogo limpo) e lutar contra o doping no esporte. O respeito deveser praticado no esporte e na vida.
2

síMbolos olíMpicos
Os símbolos olímpicos são variados e demonstram os princípios do Olimpismo. Aros
Os aros olímpicos foram idealizados em 1914 pelo Barão Pierre de Coubertin, um personagem importante que vamos conhecer nas próximas páginas. Nas cores azul, amarela, preta, verde e vermelha, interligados sobre um fundo branco, eles representam a união doscinco continentes e dos atletas de todo o mundo.

para utros cer o os, onhe s olímpic ma c le olo símb Tocha, o rtius), a Fo como s, altius, dalha, e u (citi no e a M ite: i o H tre no s en .br .org cob

Mascotes
A primeira mascote olímpica oficial foi o cãozinho Waldi, em Munique 1972. Desde então, as mascotes se popularizaram como símbolo da festa que são os Jogos Olímpicos, representandoelementos simbólicos do país ou da cidade-sede. Consideradas as embaixadoras da alegria, elas representam o lado lúdico dos Jogos. Podem ser personagens de lendas e contos da cultura local, por exemplo. Waldi representa um cão da raça Dachshund, popular na Bavária, região da Alemanha. Ele foi escolhido para simbolizar a resistência, a persistência e a agilidade, qualidades indispensáveis aosatletas.

dia olímpico
Você sabe o que é comemorado em 23 de junho? Nesta data, vários países no mundo todo comemoram o Dia Olímpico, que marca o aniversário de fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1894. No Brasil, além do Dia Olímpico, celebra-se a Semana Olímpica, a Corrida do Dia Olímpico e o Dia Nacional do Esporte.

Juramento
É um compromisso, afirmação ou promessa solene. O...
tracking img